Você sabia que o Rei Pelé já jogou em Cuiabá? O PP conta essa história pra você 38y6w
Na última semana, o Brasil se abalou com a notícia da internação de Pelé, que vem lutando contra um câncer de cólon. E dentre tantas agens que contam a história do rei do futebol, tem a de um jogo no estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em Cuiabá.

De acordo com o pesquisador José Augusto Tenuta, o Zeca Tenuta, cuiabano de “tchapa e cruz”, nos anos de 1960, o Santos era considerado o maior time de futebol do mundo. E o Santos tinha Pelé.
Naquela época, segundo ele, cidades e estados contratavam o Santos para jogar, como se fosse um evento e era um dos maiores que existia. No entanto, a maior parte das contratações só era firmada se o time garantisse que Pelé participaria do jogo.
Tenuca conta que Cuiabá teve que esperar um tempo para conseguir ver o Santos jogar, isso porque naquela época, era muito caro levar o time a Cuiabá. No entanto, após a inauguração do Dutrinha, a renda provenientes dos jogos locais já eram suficientes para contratar o Santos.
Além da renda oriunda dos jogos, o evento recebeu o apoio da União dos Estudantes Secundaristas, que naquele tempo, doou Cr$ 1 milhão [Cruzeiros].
Visitas 3r3x51
Naquela época, os times tinham suas estrelas. E antes do ‘Peixe’ vir a Mato Grosso, outros times abrilhantaram o gramado cuiabano, como a Portuguesa que trouxe Pampoline, Nair, Veludo, Ivair [considerado o príncipe do futebol brasileiro].
Houve ainda o jogo do Palmeiras que contou com a participação de Djalma Dias, Valdir de Moraes, Ademar, Rinaldo e Tupãzinho.

No ano de 1965 chegou o momento tão esperado e o Pelé desembarcou no Aeroporto Marechal Rondon. “Uma multidão de torcedores foi ver os jogadores, invadiram a pista e Pelé foi para o hotel no carro dos governador”, contou Tenuta.
Todos queriam ver o rei do futebol. E ele atendeu o clamor dos torcedores. “Lá no hotel, ele saía, conversava com quem estava na porta, era uma sensação”.
O time “alvinegro praiano” chegou em Mato Grosso numa sexta-feira e o jogo seria no domingo, então os torcedores tiveram tempo para ver e conversar com seus ídolos.

“Eu tinha mais ou menos uns 10 anos. Minha mãe chegou a costurar roupas novas para meu irmão e eu assistirmos ao jogo”, lembrou o pesquisador.
Enfim, o jogo aconteceu. E no desafio entre Santos e Dom Bosco, o time santista levou a melhor, ganhando de 6 a 2.
Essa foi a agem de Pelé, o eterno rei do futebol, por Cuiabá. “Ele era considerado o melhor porque tinha habilidade, qualidade técnica e, para os padrões daquela época, não havia ninguém melhor”.
Morte do Rei 2y141h
Pelé morreu na tarde desta quinta-feira (29), em São Paulo. Ele estava internado desde o 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória. Ele morreu de falência múltipla de órgãos, em razão da doença, conforme boletim do hospital.