Vinicius Jr sofre racismo; veja repercussão e denúncia 1l593j
No momento da confusão, o atacante Hugo Duro deu um mata-leão no jogador brasileiro 6u623j
Mais uma vez o atacante brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, sofreu racismo quando atuava em campo nesse domingo (21), estádio de Mestalla, na Espanha. Os gritos vieram de torcedores do Valencia, time que o Real enfrentava pelo Campeonato Espanhol. Durante a partida, Vini ainda foi expulso. Entenda todo caso.
Em momentos pontuais, já havia sido possível ouvir alguns gritos de “mono” (macaco, em espanhol) durante a partida. Mas aos 24 minutos do segundo tempo, as falas criminosas se intensificaram. A partida chegou a ser paralisada pelo árbitro e, momentos depois, foi retomada.
Durante uma jogada pela esquerda, Vini foi atrapalhado por uma segunda bola dentro de campo. O atacante reclamou com a arbitragem, e parte da torcida mais perto do gol do Valencia hostilizou o atleta com xingamentos racistas.
Vinicius avisou o árbitro para denunciar um determinado torcedor atrás do gol. Pelas imagens de transmissão, é possível ver que outros jogadores, dos dois times, tentam acalmar os ânimos. O árbitro conversou com jogadores e com os técnicos dos dois times, além do quarto oficial. O sistema de som do Mestalla emitiu avisos sobre o episódio de racismo.
Após 8 minutos, o jogo foi retomado. Por volta dos 48 minutos do segundo tempo, começou uma nova confusão na área do Valencia. O goleiro Mamardashvili partiu para cima de Vini Jr. e os dois receberam cartão amarelo.
No momento da confusão, o atacante Hugo Duro deu um mata-leão no jogador brasileiro. Ao tentar sair, Vinicius acertou o rosto do adversário. Após terem se separado, o VAR chamou árbitro, que reviu o lance e expulsou Vini Jr.
Repercussão 5z2u1q
O triste episódio gerou uma grande onda de manifestação fora de campo. Logo após o fim da partida, Vinicius expôs a situação nas redes e criticou a organização do LaLiga, que é responsável pelo campeonato.
O presidente da liga, Javier Tebas Medrano, tentou rebater Vinicius dizendo que já tinha chamado o jogador para reuniões e que ele não se fez presente. Mas também foi rebatido pelo atacante: “Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada”.
Diversos clubes brasileiros se manifestaram em apoio ao jogador do Real Madrid e repudiaram o episódio de racismo. O presidente Lula também prestou apoio durante uma entrevista coletiva.
Denúncia 1v3k5k
Nesta segunda-feira, o Real Madrid apresentou uma denúncia na Procuradoria-Geral da Espanha por delitos de ódio e discriminação contra Vinícius Jr.