Equipes de MT e MS vão disputar o Brasileiro pela primeira vez 2v515w
Ação-MT e Costa Rica-MS ainda não possuem nem 20 anos de história. Outras 14 equipes vão jogar o Brasileiro pela primeira vez 4m2r3
A Série D do Campeonato Brasileiro 2022 será especial para a equipe do Ação, de Mato Grosso, e o Costa Rica, de Mato Grosso do Sul. São dois clubes “jovens” que vão disputar, este ano, o Brasileiro pela primeira vez.

O Tuiuiú surgiu em 2007 no município de Cuiabá, mas mudou-se para Santo Antônio do Leverger. Os jogos da equipe ocorrem no Estádio Dito Souza. O único título é a 2ª divisão do Campeonato Mato-grossense, conquistado em 2020.
Porém, nesta temporada, a campanha na elite do Mato-grossense foi ruim. Último colocado, o clube somou apenas dois pontos. Foram dois empates e sete derrotas, que resultaram no rebaixamento juntamente com o Sorriso.
Costa Rica 343n61
O Costa Rica-MS é um pouco mais antigo que o Ação. Foi fundado em 2004 e carrega o próprio nome da cidade sede. A Cobra do Norte manda os jogos no Estádio Laertão.
O único título é o Campeonato Sul-Mato-grossense, de 2021. Atualmente, a equipe disputa a segunda fase do estadual.
E a campanha é boa. O Costa Rica-MS é vice-líder, com 14 pontos. São quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.
Série D do Campeonato Brasileiro 62724l
A Série D do Campeonato Brasileiro vai reunir representantes de todas as regiões do país, com 64 clubes divididos em oito grupos.
Além do Ação e Costa Rica, outras 14 equipes vão disputar uma divisão nacional pela primeira vez: Nova Venécia-ES, Fluminense-PI, Pérolas Negras-RJ, Amazonas-AM, Humaitá-AC, Crato-CE, São Paulo Crystal-PB, CSE-AL, Lagarto-SE, Grêmio Anápolis-GO, Pouso Alegre-MG, Azuriz-PR, Pacajus-CE e Próspera-SC.