ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Do campo ao de futebol: Senar MS veste a camisa do trabalhador 2gr8

Incentivo a práticas esportivas faz parte da proposta do Senar de não só capacitar o trabalhador rural, mas também garantir sua integração na sociedade. 516b68

fc91372f aa8a 47dd 9883 158a8203cfe6

O Senar/MS, instituição que fomenta o agronegócio e investe constantemente em ações de capacitação aos trabalhadores rurais, também entra em campo para incentivar o esporte. Essa é uma forma de manter o legado da instituição, que é o de, além da profissionalização, também promover a integração do trabalhador na sociedade.

Dessa forma, times como o do produtor rural Gilvan Almeida de Castro, popularmente conhecido como Metal Soldas, saem ganhando.

O time é formado por atletas amadores do Assentamento Itamarati, no distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã.

“Nem sempre é fácil conciliar o trabalho com o futebol, visto que todos do time têm seu trabalho, todo dia, mas procuramos marcar os amistosos para a parte da noite e as competições, como torneio e campeonatos, são nos finais de semana. No meu caso, que trabalho com a bovinocultura leiteira, todos os dias tenho que tá em casa. Então, nos dias de jogo, tenho q adiantar as atividades para poder ir para os jogos. No final vale o esforço, pois, além da atividade física, que traz benefícios para o corpo e mente, também é nosso momento de lazer com os amigos”, destaca Gilvan.

0ee50ca1 92d3 4080 93ab 64446414da03

Para o coordenador da assistência técnica e gerencial do Senar/MS, Nivaldo os, os dois campos (rural e de futebol) se completam.

“A gente entende que o agronegócio está muito ligado aí com os esportes. Tudo aquilo que é utilizado/consumido pelos atletas no pré-treino, no pós-treino, as fontes de proteína animal, os wheyes, o consumo de ovos, um bombom que vem do cacau, às vezes uma barrinha de rapadura, pra gerar energia, o agronegócio tem muita correlação aí com os esportes. Aí, ultimamente, a gente tem participado de algumas iniciativas que fomentam a atividade física, que fomentam o esporte”.

291b2611 47ce 4776 abba f3387316e729

O Senar, inclusive, apoia iniciativas ligadas ao esporte por entender a importância de o produtor/trabalhador rural estar com a saúde em dia. “É lazer que cuida da saúde. Então, de uma forma geral, onde tem esporte, tem agro”, ressalta Nivaldo.

Mariluci Foresti Neves é técnica de campo em bovinocultura do Senar/MS e quem atende a propriedade do Gilvan, citado no início da matéria. Para ela, a experiência de poder participar da rotina das pessoas, uma vez que também mora na região onde trabalha, é uma excelente maneira de estreitar os laços sociais.

“Aqui na área rural, o esporte, principalmente o futebol, é o mamento de lazer em que envolve toda família. Tem vários times e eles fazem vários amistosos, campeonatos e torneios, e o povo participa bem”, explica.

E como funciona a assistência técnica e gerencial do Senar/MS? n3813

Mariluci explica: “eu trabalho nas propriedades, ajudando na atividade em todos os aspectos gerenciais, zootécnicos, enfim, tudo que cada família está precisando naquele momento em cada visita . A visita é mensal, fico na propriedade em média 4 horas.

0242c08e e525 4a79 b804 399213adfb26

Quem recebe a ajuda, agradece!

“A assistência técnica do Senar está sendo de fundamental importância para aprimorar e trazer novos conhecimentos técnicos e práticos para nosso dia a dia, conhecimentos como melhorar manejo alimentar, sanitário, reprodutivo e ambientais, conhecimentos que, antes, posso dizer que executávamos 50% de maneira correta e hoje a execução é de 90 a 100% na maioria dos casos. Com isso, conseguimos melhorar nossa produtividade na atividade em questão, aumentando nossa renda familiar e, consequentemente, melhorando nossa qualidade de vida no campo”, conclui Gilvan.

Este conteúdo é uma produção do Primeira Página para a campanha Agro em Campo e não faz parte do conteúdo jornalístico do Portal.