Idealizado por mulheres, pedal de MT até Bolívia cria forte rede de apoio 5y113g

Mais que andar de bicicleta e conhecer novos lugares, o pedal de cicloturismo é um momento de reunião de amigos que venceram as batalhas da vida e seguem vivendo o agora com o máximo de aventura que dá 1y421e

O Pedal Feliz nasceu há seis anos, após Val Janones descobrir um câncer e precisar emagrecer por orientação médica. A opção escolhida foi o ciclismo que virou um momento de lazer com as amigas Cirlene Rosa e Cleonice Janones. Veja abaixo o pedal Brasil Bolívia ando por Cáceres em 28 de julho.

Travessia Brasil – Bolívia. (Foto: Reprodução)

Aos 54 anos, a doença levou Val desse mundo, mas as alegrias que vivenciou com as amigas no Pedal Feliz transformaram deram continuidade à tradição. Atualmente, o pedal organiza uma travessia de 115 km entre Brasil e Bolívia em um cicloturismo repleto de histórias.

“A Val foi uma mulher maravilhosa. Fazíamos vários pedais com café compartilhado (todas levavam algo para comer e depois repartíamos). Ela era esposa de Celso Janones, mãe de 2 filhos (Nattan e Nubia) e uma cabelereira primorosa” conta Cirlene Rosa.

WhatsApp Image 2024 08 02 at 15.49.32 1
Cirlene, ao centro, Val Janones e Cleonice. (Foto: Reprodução)

A vendedora, que mora na cidade de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, é uma das pessoas responsáveis por manter o legado de força da amiga Val.

Cirlene Rosa contou ao Primeira Página a história com alegria, isso porque ela participou da 4ª edição do Cicloturismo Brasil – Bolívia no dia 28 de julho e completou o percurso com mais de 800 pessoas, entre apoio e atletas.

Cirlene Rosa
Cirlene Rosa realizando ciclismo. (Foto: Reprodução)

“Andar de bicicleta é um ótimo exercício físico. A atividade melhora a função cardiovascular, regula os níveis de pressão arterial, colesterol, além de estimular o sistema imunológico, sem contar que é de fácil execução e relaxante, contribuindo para a redução da depressão, da ansiedade e do estresse” explica.

O evento contou com 378 inscrições de ciclistas para realizar a travessia até a cidade de San Matías, na Bolívia.

“O trajeto de 115 km conta também com um pequeno trecho de 9 km de estrada de terra. É muito bom, porque temos o apoio da PRF [Polícia Rodoviária Federal], Guarda Municipal e alguns patrocinadores que fazem do evento um sucesso há tantos anos”, conta.

Mais que andar de bicicleta e conhecer novos lugares, o pedal de cicloturismo é um momento de reunião de amigos que venceram as batalhas da vida e seguem vivendo o agora com o máximo de aventura possível.

“O que realmente importa é agregar mulheres, muitas vezes, carregadas com os problemas do dia a dia. O grupo é só alegria e companheirismo, trazendo um e emocional a todos que participam”, finaliza.

WhatsApp Image 2024 08 02 at 15.53.12
À direita Cirlene, à esquerda, a professora da Unemat Ana Luiza Artiaga, que também venceu o câncer. (Foto: Reprodução)

O Pedal Feliz, para aqueles que participam, é um movimento inclusivo, diverso e plural para todos aqueles que abraçam o esporte e fazem das duas rodas, a forma mais rápida de atingir muitos corações.

“No nosso grupo tem mais de 200 mulheres, mas poucas pedalam constantemente. Uma história engraçada que ocorreu, foi que um dia que pensei: ‘vou excluir quem não pedala’. No mesmo dia, pouco antes da minha decisão, uma pessoa me mandou mensagem dizendo: ‘Cirlene, eu não estou pedalando tive que vender minha bike para o meu tratamento, mas o que me ajuda é ver as fotos de vocês. É isso que enche o coração da gente de alegria e esperança”, finaliza.

Confira a galeria do 4º Cicloturismo Brasil – Bolívia:

WhatsApp Image 2024 07 31 at 18.42.24 1
Cristina e Junio no Pedal, ele é deficiente visual. (Foto: Reprodução)

Leia mais 6p1262

  1. Confira os melhores na corrida e ciclismo da Bonito 21K 3a4q6d

  2. Agenda esportiva deste fim de semana tem ciclismo kids e bton 2vt56

  3. Inscrições para competição gratuita de ciclismo na capital terminam nesta sexta 42302u

  4. Olimpíadas tem decisões nesta terça; veja a agenda de jogos 7346l

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Esportes! 6x3y5x

  1. 'Dia do Desafio' é celebrado com semana de atividades físicas gratuitas em MT 2j6639

    O Sesc-MT realiza nesta semana, uma série de atividades físicas nas unidades...

  2. Com protagonismo brasileiro, Rio sediará o Mundial de Tênis de Mesa em 2029 v6c1s

  3. Cuiabano se torna o 1º piloto profissional com autismo do Brasil 2m1p11

  4. Ime na FMF leva Justiça a nomear interventor e suspender diretoria 4f4p44

    A Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) está sob intervenção judicial após o...

  5. Fernando Rufino

    Fernando Rufino conquista prata na Copa do Mundo de canoagem paralímpica 4y6c32

    Copa do Mundo de Canoagem Paralímpica é disputada em Poznan, na Polônia....

  6. O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima. (Foto: Reprodução)

    Ex-nadador Felipe Lima é o convidado do podcast Põe na Conta 283h1z

    O ex-nadador cuiabano, Felipe Lima, será o entrevistado do podcast Põe na...