Conheça negócios de baixo custo para você empreender 1qu3n
A especialista Andrea Avedissian a ideias de negócios de baixo custo para você colocar o sonho em prática v3i1u
Se você tem o sonho de abandonar o regime de trabalho CLT e abrir o próprio negócio, mas não tem muito dinheiro, saiba que empreender com pouco recurso é possível. O Primeira Página ouviu Andrea Avedissian, que é Brand Manager da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores, e reuniu ideias para colocar seu lado empreendedor em prática.
A especialista aponta que, de maneira geral, quem quer empreender tem que curtir viver com mais emoção. “Devem ser pessoas que, de fato, nunca param de aprender, que topam correr algum risco. Mas, principalmente, tem essa ânsia, essa busca por algo maior”, descreve.
Andrea Avedissian explica que o empreendedorismo a por três fases: da inspiração, informação e preparação. Sendo que inicialmente o futuro empreendedor vai identificar a oportunidade, depois entender como o mercado escolhido e as melhores práticas. Por fim, fazer todo o planejamento do negócio, fazer levantamento de custos e capital de giro.
“Quando a gente fala sobre empreendedorismo de baixo custo é, primeiro, parte do princípio de que alguma coisa que você faz você já pode transformar em negócio”, explica Avedissian ao Primeira Página.
Só no ano ado, mais de 48 mil pequenos negócios foram registrados em Mato Grosso, segundo a Receita Federal. Conforme os dados compilados pelo Sebrae-MT, 65% das novas empresas foram de pequenos empreendedores.
Segundo o Governo Federal, Mato Grosso tem, ao todo, 465.423 microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.
Aulas particulares 5d4313
Oferecer aulas particulares é uma opção para quem já tem alguma habilidade, como, por exemplo, ter conhecimento de algum idioma do exterior, ou saber tocar algum instrumento. Além disso, a especialista aponta outras atividades, como a costura.

A especialista aponta que atualmente há várias plataformas online em que é possível que o empreendedor se cadastre para oferecer os serviços.
Hospedagem para pets 2o6z68
Para quem tem espaço em casa e ama animais, um hotel para pets pode ser uma opção bem viável. A prática está cada vez mais comum nas grandes cidades.

“A partir das coisas que você já tem, como a casa, e suas habilidades, seus gostos, se você gosta de cachorro, gosta de cuidar, você pode transformar isso num negócio”, frisa.
Uma outra alternativa, segundo a especialista, é ser cuidador de animais, oferecendo os serviços no domicílio dos clientes, em casos por exemplos de quando eles viajam.
Leia mais 6p1262
Artesanato 3d2h3f
Habilidades artísticas podem se tornar uma fonte de renda como um negócio de baixo custo. A exemplo de vender velas aromáticas, difusores de ambiente, sabonetes artesanais, peças de crochê ou tricô.
Já se você não tiver conhecimento sobre como fazer esses itens, pode começar assistindo vídeo-aulas gratuitas em plataformas digitais, como o YouTube, antes de investir mais e começar a empreender.
Assistência técnica 6a11i
Com o grande número de dispositivos eletrônicos em uso no Brasil, oferecer serviços de reparos pode ser uma oportunidade lucrativa.
Investir em cursos de reparos e estabelecer parcerias com lojas pode garantir uma base inicial de clientes antes de investir mais em uma loja própria.
Como impulsionar seu negócio 4r4g4d
As redes sociais e as plataformas de serviços são consideradas hoje em dia grandes canais para divulgação do seu negócio. Andrea Avedissian avalia que estar presente nesses meios é importante para impulsionar o negócio.
“Cada vez mais as pessoas sentam em frente do computador e do celular e querem resolver tudo por lá”, diz. Ela ainda conta que o público de todas as idades está presente na internet, que foi alavancado no período da pandemia.