Sisu: veja a lista das 127 universidades com vagas para este ano 4h5a3p
Em Mato Grosso, são mais de 8,5 mil vagas para o Sisu 2024, distribuídas pela UFMT, Unemat e UFR. Em Mato Grosso do Sul, são 4,3 mil vagas 31r5b
Está disponível a lista das 127 universidades, em todo o país, que irão oferecer vagas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2024.
Em Mato Grosso, são mais de 8,5 mil vagas distribuídas pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e UFR (Universidade Federal de Rondonópolis).
Em Mato Grosso do Sul, são mais de 4,3 mil vagas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)

Vagas no país 4t1o1h
No país todo, são 264.360 vagas, sendo 121.750 para cotas no ensino superior e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição, através do Sisu.
As inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda-feira (22) e os estudantes podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Veja abaixo a lista completa das vagas em Mato Grosso:
- UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) – 4.959 vagas para o Sisu;
- Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) – 2.350 vagas;
- UFR (Universidade Federal de Rondonópolis) – 1.213 vagas.

Confira abaixo a distribuição de vagas em Mato Grosso do Sul:
- 2.063 vagas para a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
- 815 vagas para a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados)
- 1.232 vagas para a UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul)
- 320 vagas para o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)
Leia mais 6p1262
Com maior número de vagas disponíveis, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) lidera a lista no país, com 9.240 vagas, segundo o MEC (Ministério da Educação).
Em seguida, vem a UFF (Universidade Federal Fluminense), com 8.788 vagas, e a UFPB (Universidade Federal da Paraíba), com 7.750 vagas.
Novidades no seletivo 5w314m
A partir deste ano, o Sisu terá apenas uma edição por ano. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Está previsto no edital que o candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga. Neste ano, de forma inédita, todos os candidatos se inscrevem primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Posteriormente é aguardada a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas de cada instituição de ensino.
O Sisu 4z3m3j
Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu era realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano.
Estudantes que tenham feito o Enem no ano anterior e que não tenham zerado a redação podem se inscrever no Sisu através do site oficial.
O sistema reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais.
Durante a inscrição, o candidato pode selecionar duas opções de curso, informando a IE’s (Instituição de Ensino Superior), local de oferta e turno. As opções poderão ser alteradas ou canceladas durante esse período.
A nota de corte do curso escolhido pelo candidato é atualizada diariamente e o resultado dos aprovados é dado pelo próprio sistema.
Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar interesse na própria instituição. As convocações da lista seguem a norma específica de cada IE’s.
Sisu 2023 2g5q6q
No início do ano ado, foram ofertadas 226.399 vagas pelo Sisu, sendo 6.402 de cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais.
A segunda edição de 2023 disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.