Projeto da Águas Guariroba capacita estudantes ao mercado de trabalho 486y3a
Inscrições para o Programa Pioneiros bateram recorde, em 2023; cerca de 140 alunos vão concorrer a prêmios e chances de bolsas de trabalho 4a2s71

Com recorde de inscritos, em 2023, o Programa Pioneiros, desenvolvido pela Águas Guariroba em parceria com a SED (Secretaria Estadual de Educação), promete capacitar ao menos 140 estudantes do Ensino Médio e aproximá-los do mercado de trabalho.

Na quarta edição do projeto, os alunos da rede pública participam de uma imersão no dia a dia da concessionária, conhecendo na prática diversos setores, como comunicação, recursos humanos, jurídico, planejamento, central de serviços, equipes de operação de rua, entre outros.
A parte teórica consiste em aulas on-line, com carga horária de 40 horas. “Concluída a carga horária, eles montam um plano de trabalho que possa solucionar um problema vivido na sua comunidade, bairro ou escola. O projeto final é apresentado para colaboradores da Águas, escolhidos como jurados, e da SED. Os melhores projetos são premiados”, explica Bia Rodrigues, coordenadora de responsabilidade social da concessionária.
Os trabalhos são feitos em dupla, não necessariamente entre alunos de uma mesma escola. Os estudantes concorrem a notebooks, tablets, celulares, entre outras coisas, na fase regional. Na fase nacional, o prêmio é em dinheiro.

Os ganhadores regionais serão conhecidos em novembro. A fase nacional está programada para o início do ano que vem.
Oportunidades de trabalho
Além da capacitação e dos prêmios, os estudantes mais bem colocados também concorrem a bolsas de emprego, uma oportunidade de começar uma carreira dentro da empresa.
Evellyn Costa de Carvalho, por exemplo, ou pela capacitação e não perdeu a chance de ser contratada. “Conheci o projeto através da minha coordenadora, eu estava no segundo ano do Ensino Médio e não fazia mais nada, além de ir à escola”, conta.

“Depois que eu me inscrevi, minha rotina mudou. ei a assistir as aulas e aprendi muita coisa. Aprendi o quão vasto é esse mundo do saneamento, não se trata só de água, tem todo um esquema por trás, até a água chegar em casa”.
A estudante pesquisou e executou tudo o que aprendeu. “Eu só evoluí e, hoje, faz um ano que eu trabalho na empresa. Dou graças a Deus que o projeto apareceu na minha vida”, ressalta.
Este conteúdo é uma produção do Primeira Página para a campanha Cidade Limpa e não faz parte do conteúdo jornalístico do Portal.