Lucas do Rio Verde terá campus da UFMT, anuncia MEC 6w156g
A expectativa é que as primeiras turmas iniciem as aulas no início de 2026. 226iu
O Ministério da Educação (MEC) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) a implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde.
A confirmação foi feita durante evento de entrega de 192 apartamentos dos programas Minha Casa Minha Vida e SER Família Habitação.

O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini Rosa, disse que a inauguração do campus é fruto de uma articulação intensa entre o Governo Federal, a UFMT e a Prefeitura.
“Hoje é um dia especialíssimo para Lucas do Rio Verde, para a Universidade Federal do Mato Grosso e para o presidente Lula”, afirmou Barchini.
Ele destacou o empenho pessoal do presidente na expansão do ensino superior pelo país: “Ele é a pessoa que mais cobra. Ele é a pessoa que mais exige que o Ministério da Educação entregue escola, entregue educação de qualidade, entregue campus universitários no interior desse país”.
O secretário revelou que o campus de Lucas do Rio Verde não estava entre os dez inicialmente previstos na nova fase de expansão do Governo Federal, sendo incluído como o 11º.
Barchini também fez um apelo aos jovens da cidade: “Os estudantes do ‘Pé de Meia’, que hoje somam 1.200 em Lucas do Rio Verde, devem se preparar para o Enem de 2025. A inscrição começa em maio, e os cursos do novo campus estarão disponíveis no Sisu de 2026”.
O campus começará a funcionar provisoriamente em prédio que será cedido pela Prefeitura, enquanto a sede definitiva será construída em um terreno também doado pelo município. A UFMT será responsável pelo corpo docente e técnico, enquanto o MEC garantirá o financiamento e as vagas para contratação de profissionais.
“Nós precisamos conclamar esses estudantes para que façam a prova do Enem, para que eles fiquem já dentro do próximo vestibular e possam ingressar na universidade já em março”, reforçou o secretário. A expectativa é que as primeiras turmas iniciem as aulas no início de 2026.