Fies abre inscrições para vagas remanescentes 2d4g2c
Estudantes poderão se candidatar até 29 de abril pelo Portal Único de o ao Ensino Superior 14386s
Estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), referentes ao primeiro semestre de 2025, poderão se inscrever a partir desta terça-feira (22). O prazo segue até o dia 29 de abril e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de o ao Ensino Superior.

As vagas remanescentes referem-se às oportunidades de financiamento não preenchidas nas etapas regulares do processo seletivo do Fies. Elas são voltadas para estudantes que já estejam cursando o primeiro semestre de 2025 e que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida pela instituição de ensino.
De acordo com o edital, publicado pelo MEC (Ministério da Educação) na última quinta-feira (17), o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 6 de maio, com chamada única e lista de espera. Os estudantes pré-selecionados devem comprovar as informações prestadas durante a inscrição nos dias 7 e 8 de maio, junto à SA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino superior.
Fies Social: 146r21
Metade das vagas remanescentes será reservada para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico, conforme as regras do Fies Social. Esses candidatos terão direito à contratação de financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais. A identificação desses estudantes será feita automaticamente, com base nos dados fornecidos ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Além disso, haverá reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A proporção seguirá a distribuição populacional da unidade da federação onde está localizada a instituição de ensino, com base nos dados do último Censo do IBGE.
Leia mais 6p1262
Requisitos para inscrição 671t6s
Para participar do processo seletivo, o candidato deve cumprir os seguintes critérios:
- Ter participado do Enem a partir de 2010, com nota válida até o momento da inscrição;
- Obter média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota acima de zero na redação;
- Não ter participado como “treineiro” no exame;
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
- Estar matriculado e ter condições de frequência mínima no curso escolhido.
- Atenção aos prazos e documentos
Candidatos pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos de comparecimento à SA para validação das informações. Estudantes do Fies Social com renda de até meio salário mínimo estão dispensados da comprovação de renda, mas podem ter que apresentar