“Enem dos Professores”: MS adere a novo método de contratação; entenda 5v4z73
Exame está previsto para ocorrer em outubro e servirá para escolha de professores para atuar na rede estadual de ensino 3l4o5j
Mato Grosso do Sul aderiu à PND (Prova Nacional Docente), método que será utilizado como forma de seleção de novos professores, integral ou parcialmente. Os aprovados atuarão na rede estadual de ensino de MS a partir de 2026.

À reportagem, a SED (Secretaria Estadual de Educação) confirmou a adesão à avaliação, mas ressaltou que ainda não possui detalhes sobre como a prova será realizada, uma vez que a responsabilidade pela aplicação é do MEC (Ministério da Educação).
Além disso, a pasta não informou se a nota do exame será utilizada apenas como parte do processo seletivo para contratações temporárias, ou se também servirá para um futuro concurso público destinado à escolha de novos docentes. Esse é o primeiro ano da prova, criada pelo Governo Federal.
Atualmente, um professor da rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul recebe, como salário base, o valor de R$ 8,6 mil por 40 horas semanais. Esse montante pode chegar a R$ 17,7 mil, dependendo do tempo de carreira e do nível de formação, como pós-doutorado, por exemplo.
Como vai funcionar a prova? 3u6d1b
De acordo com informações do MEC, a PND será um exame anual e tem como objetivo auxiliar estados e municípios na seleção de professores para suas respectivas redes de ensino.
Entretanto, a prova não substitui os processos seletivos aplicados por cada estado. Cada ente federativo decidirá se utilizará a nota de forma parcial, integral ou como único critério de o à rede de ensino.
A adesão também não obriga os estados a utilizarem os resultados da PND em todos os processos seletivos existentes. Ainda segundo o ministério, a escolha do critério para seleção deverá estar previsto em edital ou regulamentação do exame.
O público-alvo da PND são professores das 17 áreas previstas na legislação. A prova será aplicada para docentes das seguintes áreas:
- Artes Visuais;
- Biologia;
- Ciências Sociais;
- Computação;
- Filosofia;
- Educação Física;
- Geografia;
- História;
- Letras – Português;
- Letras – Português e Espanhol;
- Letras – Português e Inglês;
- Matemática;
- Música;
- Química;
- Pedagogia.
As inscrições para o exame começam no dia 30 de junho e seguem até 11 de julho. As provas estão previstas para acontecer em outubro deste ano. Para ar o Guia Prático da Prova Nacional Docente, publicado pelo MEC, clique aqui.