1.485 recursos são protocolados contra vestibulares da UFMS e UEMS 264y25
Resultado será divulgado pela Fapec no próximo dia 22, segundo diretora-presidente 204t12
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13), a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) informou que, somando recursos ingressados por candidatos relacionados às questões dos vestibulares da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), 1.485 estão em análise.

A fundação deve publicar os gabaritos das provas e o resultado dos recursos no próximo dia 22. De acordo com a diretora-presidente do local, Nilde Brum, os questionamentos são recebidos e encaminhados aos respectivos professores que elaboraram a questão.
O criador analisa o ponto demonstrado pelo candidato e, caso considere pertinente, a anula. Na hipótese de não concordar com o aluno, tece uma resposta e envia à Fapec. O órgão, por sua vez, manda a justificativa do professor para uma banca técnica que vai dizer quem está com a razão.
“Se mesmo com a defesa do professor a equipe técnica perceba que a questão vai trazer prejuízo ao certame, aí geralmente tomamos a anulação da questão”, explica. O prazo para recursos em ambas as provas já acabou.
Na UEMS foram 6.841 candidatos, destes 127 ingressaram com 506 recursos. Na UFMS foram 12.500 vestibulandos, sendo que 282 formalizaram 979 questionamentos.
Sobre supostos erros denunciados pelos estudantes, incluindo palavras digitadas erradas, questões com mais de uma resposta correta ou nenhuma alternativa certa, a Fapec não se pronunciou.
Apenas reforçou que deve incluir dois corretores no processo de elaboração dos exames. Hoje, após o professor criar a questão, dois corretores verificam se está tudo certo e só então a prova é impressa. Com outros dois profissionais, a correção será feita também após a impressão.