Ueze Zahran: 100 anos do empresário que transformou sonho em trajetória de sucesso 3kj4y
O empresário Ueze Elias Zahran, que fez história nas comunicações e na indústria, completaria 100 anos neste 15 de agosto de 2024 5l3x1p

Há 100 anos, nascia Ueze Elias Zahran, fundador do Grupo Zahran, onde concentram a RMC (Rede Matogrossense de Comunicação) e a Copa Energia, que atua na distribuição de gás, com as marcas Copagaz e Liquigás. Na celebração do centenário do empresário, o Primeira Página conta um pouco da trajetória deste visionário que fez história nas comunicações e na indústria. (confira abaixo)

Leia mais 6p1262
Ueze Elias Zahran nasceu em 15 de agosto de 1924 em Bela Vista (MS) e morreu em 27 de dezembro de 2018. Conhecido mundialmente pelo empreendedorismo e pelo olhar atento sobre as oportunidades que o futuro apresentava, era filho de imigrantes libaneses – Seu Elias e Dona Laila Zahran – e foi o segundo de seis irmãos: Eduardo, Ueze, Jorge, João, Nagib e a única irmã, Jeannette.
Ainda criança, Ueze e Eduardo mudaram-se com os pais para Campo Grande. A cidade do antigo Mato Grosso foi o berço de muitos sonhos e realizações do jovem Ueze.
No início, o sustento da família vinha do comércio: primeiro, um bar, seguido de uma padaria e depois uma torrefação de café. Logo, Ueze Zahran estava à frente dos negócios, queria dar uma vida melhor para a mãe e irmãos. Se aventurou na venda de farinha, que ia buscar em São Paulo. Aos 21 anos, já exportava café para Argentina. Era mesmo um jovem promissor.
No início da segunda metade dos anos 50, Seu Ueze casou-se com Dona Lucila, com quem teve três filhas – Marcia, Ana Karla e Simone, seis netos e três bisnetos.
O primeiro grande negócio da família Zahran veio em seguida do casamento, aos 31 anos: foi uma distribuidora de gás. A Copagaz nasceu em 1955, quando ele conseguiu autorização do Conselho Nacional de Petróleo e ou a encher os tanques de gás, em São Paulo, e mandar por ferrovia para o antigo Mato Grosso. Tudo começou com um desejo da mãe, que queria cozinhar em um fogão a gás, quando a maioria das casas usava lenha ou querosene.
Através do presente para a Dona Laila, o filho encontrou em São Paulo uma grande oportunidade e trouxe o gás para o Centro-Oeste. Anos depois, a Copagaz se tornaria a quinta maior distribuidora de GLP (gás liquefeito de petróleo) do país. Em 2020, em fusão com a Liquigás, deu origem à Copa Energia, líder no Brasil e na América Latina no engarrafamento, comercialização e distribuição de GLP.
No Natal de 1965, Ueze Zahran, junto com seus irmãos, inaugurou a TV Morena em Campo Grande: primeira emissora do antigo Mato Grosso. Dois anos depois, inaugurou a TV Centro América em Cuiabá.
“Eu trabalhava dia e noite. Meu descanso era a Jovem Guarda. Eu achava aquilo tão bonito que não podia ficar às grandes cidades somente. Eu achava que meu povo do estado de Mato Grosso tinha direito de ver aquela beleza, da Jovem Guarda, Roberto Carlos e a turma dele.”
Ueze Zahran

Hoje, junto com outras cinco emissoras, rádios e portais de notícias, a RMC (Rede Matogrossense de Comunicação) é uma das maiores empresas do setor do país.
Ao longo de sua vida empresarial, Seu Ueze investiu nos mais diversos ramos da economia, como comércio, agronegócio, alimentação, telecomunicação, indústria e energia.
Sempre priorizou a responsabilidade social, tendo, inclusive, recebido o título de Guardião do Desenvolvimento do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas).
Criou, em 1998, a Fundação Ueze Zahran, que promove, dentre outras coisas, educação para adultos, curso de computação para idosos e promoção cultural para jovens e crianças.
O homem de negócios que o Brasil e o mundo conheciam. Sempre foi um visionário com um olhar voltado para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, marcando, para sempre, a história desses dois estados. Tinha na família seu maior patrimônio. O casamento com a companheira de uma vida inteira durou mais de 60 anos.
Ueze Zahran deixou uma influência valiosa e impactante para futuras gerações.