Na última reunião do ano, Copom mantém taxa de juros em 13,75% 5r4d2o
Para estipular o nível dos juros, o Banco Central toma como base o sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic 2u1h22
Na última reunião de 2022 do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, nesta quarta-feira (7), foi decidida a manutenção da taxa básica de juros Selic em 13,75%. A intenção ainda é conter as pressões inflacionárias causadas pela pandemia, além da guerra na Ucrânia, que impactou os preços dos alimentos e combustíveis.

A taxa Selic de 13,75% vigora desde agosto. De lá pra cá, as reuniões, que ocorrem a cada 45 dias, mantiveram a porcentagem.
Desde março de 2021, o Banco Central vem aumentando a Selic. Naquela época, estava em 2,75%, um dos menores patamares da história. Atualmente, vivemos o maior e mais longo ciclo de alta desde 1999.
Para estipular o nível dos juros, o Banco Central toma como base o sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic.
Quando as estimativas para a inflação estão alinhadas com as metas, o Banco Central pode reduzir o juro básico da economia.
A próxima reunião do Copom para discutir a taxa Selic está marcada para os dias 31 e 1 de fevereiro de 2023.