Logística Reversa: entenda conceito e como aplicar na sua casa 4k2d16
A RMC tem empenhado com ações de apoio a projetos que trabalham com a logística reversa; entenda o conceito 475i6a
Quando você compra um produto físico no mercado ou em uma loja, já sabe que vai levar para casa um material que não será todo consumido. Por exemplo, os alimentos, geralmente, vêm em embalagens plásticas, você come o produto e o resto vai para o lixo. É aí que entra a Logística Reversa. Já pensou em como essas embalagens podem ter outro destino além dos lixões e aterro sanitário?

♻️ A Logística Reversa compreende um conjunto de ações que englobam a coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo descarte de produtos e embalagens após o consumo.
O presidente do comitê Movimento ESG da RMC (Rede Matogrossense de Comunicação), Cícero Mariano, explica que o conceito não envolve apenas o consumidor.
“Logística reversa é a forma de produção que se pensa em todos os stakeholders e como que vários elementos que poderiam ser prejudiciais à natureza possam voltar para a economia, sair para a natureza e ir para os aterros”, destaca.

Em Cuiabá, a RMC tem empenhado ações de apoio a projetos que trabalham com a logística reversa, como a coleta de resíduos eletrônicos, coleta de embalagens de desodorantes aerossol e tampas práticas, do Projeto Tampatinhas.
Leia mais 6p1262
A capital mato-grossense também tem uma lei específica sobre o tema que entrou em vigor desde o fim de 2022. Conforme a legislação, fica determinado que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e poder público detêm a responsabilidade pela coleta, recebimento, reciclagem e destinação ambiental, adequada dos resíduos sólidos.
Já em fevereiro de 2023, o governo estadual emitiu um decreto sobre o tema. As empresas podem receber certificado de crédito de reciclagem, um documento emitido pela entidade gestora que comprova a restituição ao ciclo produtivo das embalagens sujeitos à logística reversa, que pode ser adquirido por fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.