5 dicas para sair das dívidas e limpar o nome 1c5p6s
Relatório revela que 29,1% das famílias brasileiras têm alguma conta em atraso n252
Muitos brasileiros enfrentam uma triste realidade: as dívidas. Planejar a saída do vermelho e limpar o nome é um desafio para muita gente. Confira, então, dicas práticas que podem ajudar a retomar o controle da vida financeira.

Um relatório da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) de abril deste ano, divulgado recentemente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), revela que 29,1% das famílias brasileiras têm alguma conta em atraso.
O percentual de famílias endividadas chega a 77,6%, avançando pelo terceiro mês consecutivo.
Se você se enquadra nesse perfil, veja 5 dicas que podem ajudar a quitar dívidas e limpar o nome:
1 – Liste todas as dívidas e os juros de cada uma, para começar a quitar aquelas com as maiores taxas.
2 – Organize seu orçamento para saber quanto você ganha e quanto gasta com as despesas essenciais. Tudo o que estiver fora dessa lista pode ser cortado ou reduzido com mais facilidade.
3 – Defina uma meta de economia mensal. Isso inclui, por exemplo, diminuir a frequência de pedidos por aplicativo durante o mês.
4 – Evite compras por impulso. A dica mais valiosa aqui é: pense antes de comprar. Respirar fundo e analisar se o gasto é realmente necessário pode ajudar a manter as contas em dia.
5 – Venda de processo trabalhista. Essa pode ser uma alternativa para quitar dívidas mais rapidamente. Quem tem uma ação judicial em andamento pode vender o processo e utilizar o valor para colocar a vida financeira em ordem. A cessão de crédito judicial é totalmente legal, prevista no artigo 286 do Código Civil.
O que muita gente não sabe é que o procedimento é simples, rápido e seguro. Em vez de ver as dívidas crescerem enquanto aguarda anos por um desfecho na Justiça, sem saber se de fato receberá o valor, é possível vender o processo e usar o recurso para encerrar o ciclo das dívidas.