Quando o São João encontra a memória da Guerra do Paraguai ! 2s4w62
Cidade baiana de Barra faz festa junina com tema ligado ao confronto da Tríplice Aliança com o país vizinho a MS 433x7
Em Barra, município de 50 mil moradores no Oeste da Bahia, as festas juninas são tradicionais como em todo o Nordeste. Mas a cidade tem sua diferença: por lá, o São João é com desfile de canhões e fogos de artifício, um costume de mais de 130 anos.

O município é o único a seguir esta tradição na Bahia. Ela tem a ver com uma agem da história brasileira bastante ligada a Mato Grosso do Sul, a Guerra do Paraguai, conflito em que soldados da Bahia foram enviados para combater as tropas inimigas da época.
Em nome dessa memória, o São João de Barra tem disputa entre três clubes juninos, todos batizados com nomes alusivos às batalhas da Guerra do Paraguai, ocorridas entre 1864 e 1870:
- Curuzu
- Humaitá
- Riachuelo
A Batalha do Riachuelo é celebrada todo ano em Mato Grosso do Sul, no dia 11 de junho, em razão da participação de soldados nascidos na porção geográfica que hoje é solo sul-mato-grossense.
Segundo reportagem da TV Bahia exibida nesta segunda-feira (24), cerca de cem moradores de Barra foram enviados para o confronto histórico entre e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, e o Paraguai.
A nação paraguaia foi derrotada e teve a economia e infraestrutura bastante afetadas.