Maior fogueira de MS tem 320 troncos e 10 mil metros de arame 6u643b
Festa começa nesta sexta-feira, mas a queima ocorre à meia-noite de sábado (1°) v6024
O céu é o limite pode até ser uma metáfora, mas seo Chico Lampião chega perto do literal toda vez que o calendário chega à época de São João.

Com ajuda de trator e outras nove pessoas, ele, que hoje coordena os trabalhos, monta a fogueira de 65 metros, a mais alta de Mato Grosso do Sul, em Jateí, cidade 248 quilômetros distante de Campo Grande.
Ao Primeira Página ele conta que está na lida há 32 anos, começou a auxiliar na montagem quando ainda tinha 18 e de lá para cá acabou incumbido de não deixar a tradição morrer.
“Quem começou (a tradição) foi um professor. Os anos foram ando e nós não a deixamos cair”. Para erguer a estrutura feita com 320 troncos de árvores de reflorestamento, são usados 10 mil metros de arame.
Leia mais 6p1262
O grupo vai montando aos poucos, trabalho artesanal e que demanda experiência. “Cada ano fica melhor, para 2024 a gente quer aumentar 20 metros de altura”, contou.
A trabalheira é tanta que, Chico confessa, “dá até dó de colocar fogo e ver virar cinzas”. Porém esta é uma parte importante da tradição, reconhece.
A fogueira gingante é a estrela da festa da cidade, tanto que a comemoração leva seu nome. Este ano a 46ª Festa da Fogueira de Jateí começa nesta sexta-feira (30) e termina domingo (2) no Parque da Fogueira. A queima ocorre exatamente à meia-noite de sábado.
Confira a programação 723k4a
- Sexta (30) show com cantor Daniel
- Sábado (1°) show com a dupla Israel e Rodolffo
- Domingo (2) show com o cantor Leonardo
- E todos os dias após os shows principais, haverá continuação da festa ao som de DJ.