Ela voltava para o mesmo lugar: a história da padroeira que ‘escolheu’ Várzea Grande 2t196o
Cidade completa 158 anos nesta quinta-feira (15) guiada pela fé em sua padroeira e por tradições que atravessam gerações. w4xj
Conta a história que toda vez que a imagem de Nossa Senhora da Guia era levada para outro lugar, algo acontecia. No dia seguinte, ela voltava ao mesmo ponto: um lugar que parecia tê-la escolhido — ou que foi escolhido por ela.
E foi assim que Várzea Grande ganhou não só uma padroeira, mas também um símbolo de pertencimento e identidade.

A praça em frente ao aeroporto, onde hoje está a igreja da santa, carrega essa memória que atravessa gerações. A história da santa que sempre voltava é contada de boca em boca, entre fiéis, moradores antigos e novos devotos. E até hoje, ela continua sendo presença constante na vida da cidade.
Tradição e fé no mesmo como 5q1gg
Entre essas pessoas está dona Sinhá, ou Antonia de Figueiredo Curado. Várzea-grandense legítima, ela é devota da padroeira e também guardiã de outra tradição local: é cururueira e toca o mocho, instrumento usado nas rodas de siriri. Em um tempo em que apenas homens cantavam cururu, dona Sinhá quebrou o costume e fez história.

“Antigamente os homens eram muito machistas, não aceitavam as mulher. Meu pai mesmo era cururueiro e não gostava. Nos fala: “Não! Cururu é só para homem”. Os homens ainda tem muito preconceito, mas de onde que eles saíram, se não de uma mulher">Várzea Grande hoje
Abaixo um gráfico com o perfil da “cidade industrial” hoje. O município, atualmente, está sob a gestão de Flávia Moretti, eleita em 2024.
Várzea Grande em Números 2q4z4u
População estimada (2024):314.627 habitantes
PIB total (2021):R$ 9,04 bilhões
PIB per capita (2021):R$ 34.151,42
Área territorial:1.026,43 km²
Ranking no Estado:2ª cidade mais populosa de MTFonte: IBGE