Casa das Pretas conta com programação gratuita até sexta em Cuiabá 3x4n25
Sem necessidade de inscrição prévia, a 3ª edição da Mostra Agitando a Resistência Negra, conta com oficinas e debates 434j2k
O Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, realiza esta semana a 3ª edição da Mostra Agitando a Resistência Negra. Sem necessidade de inscrição prévia, a programação gratuita segue até sexta-feira (26) com mais oficinas e também debates voltados para o fortalecimento da comunidade preta.

3ª edição da Mostra Agitando a Resistência Negra tem programação gratuita até sexta-feira (26). (Foto: Matheus Maurício)
Nesta quarta-feira (24), a partir das 16h, a Casa das Pretas vai realizar uma oficina de percussão com o Terreiro da Preta, da Bahia. Às 19h, ocorre a roda de conversa “Povos tradicionais e religiões de matriz africana”, mediada pelo professor Dr. Babalowo Ivanir dos Santos, do Rio de Janeiro.
No mesmo espaço, haverá a roda de conversa “Mães de vítimas de violência política ou vítimas de feminicídios” com Marinete da Silva, do Instituto Marielle Franco, do Rio de Janeiro.
Quinta-feira (25) 4330e
Já na quinta-feira (25), o encontro começa a partir das 9h no Hotel Mato Grosso Palace, com a roda de conversa: “Década internacional dos povos afrodescendentes” com Christiane Falcão da ONU Mulheres Brasil.

Em seguida, às 10h30, o mestre Ivamar, ator da Globo que interpreta Pópó Consierge, na novela das 18h “Amor Perfeito”, mediará uma roda de conversa com o tema “cinema negro”.
Ainda no hotel, às 14h, será realizada a roda de conversa “Encarceramento da população negra” com Deise Benedito, fundadora do Geledés, uma organização política brasileira de mulheres negras contra o racismo e sexismo.
A programação de quinta encerra às 20h no Teatro Zulmira Canavarros, com a entrega do Prêmio Geraldo Henrique Costa.
Sexta-feira (26) 1ra34
Na sexta-feira (26), a artista Aparecida Costa de São Paulo fará no Centro Cultural Casa das Pretas a oficina “Dança, tambor, corpo e movimento”.



Exposição “Mulheres no Samba” 1p1l6m
Nessa terça-feira (23) foi inaugurada na Casa das Pretas a sala de exposição “Tia Ciata”, que homenageia grandes mulheres sambistas do país e de Mato Grosso.
Idealizado pela fundadora do espaço e do projeto Imune (Instituto Mulheres Pretas de Mato Grosso), Antonieta Costa, as pinturas feitas pelo artista cuiabano Régis Gomes, estão em dois cômodos próximos a entrada da casa e mostram mulheres que são referências no samba.