Casa das Pretas conta com programação gratuita até sexta em Cuiabá 3x4n25

Sem necessidade de inscrição prévia, a 3ª edição da Mostra Agitando a Resistência Negra, conta com oficinas e debates 434j2k

O Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, realiza esta semana a 3ª edição da Mostra Agitando a Resistência Negra. Sem necessidade de inscrição prévia, a programação gratuita segue até sexta-feira (26) com mais oficinas e também debates voltados para o fortalecimento da comunidade preta. 

Novo Projeto 2023 05 24T125634.891

3ª edição da Mostra Agitando a Resistência Negra tem programação gratuita até sexta-feira (26). (Foto: Matheus Maurício)

Nesta quarta-feira (24), a partir das 16h, a Casa das Pretas vai realizar uma oficina de percussão com o Terreiro da Preta, da Bahia. Às 19h, ocorre a roda de conversa “Povos tradicionais e religiões de matriz africana”, mediada pelo professor Dr. Babalowo Ivanir dos Santos, do Rio de Janeiro. 

No mesmo espaço, haverá a roda de conversa “Mães de vítimas de violência política ou vítimas de feminicídios” com Marinete da Silva, do Instituto Marielle Franco, do Rio de Janeiro.

Quinta-feira (25) 4330e

Já na quinta-feira (25), o encontro começa a partir das 9h no Hotel Mato Grosso Palace, com a roda de conversa: “Década internacional dos povos afrodescendentes” com Christiane Falcão da ONU Mulheres Brasil

Novo Projeto 2023 05 24T132838.549
Centro Cultural Casa das Pretas, localizado na Praça da Mandioca, Centro Norte em Cuiabá. (Foto: Matheus Maurício)

Em seguida, às 10h30, o mestre Ivamar, ator da Globo que interpreta Pópó Consierge, na novela das 18h  “Amor Perfeito”, mediará uma roda de conversa com o tema “cinema negro”. 

Ainda no hotel, às 14h, será realizada a roda de conversa “Encarceramento da população negra” com Deise Benedito, fundadora do Geledés, uma organização política brasileira de mulheres negras contra o racismo e sexismo.

A programação de quinta encerra às 20h no Teatro Zulmira Canavarros, com a entrega do Prêmio Geraldo Henrique Costa.

Sexta-feira (26) 1ra34

Na sexta-feira (26), a artista Aparecida Costa de São Paulo fará no Centro Cultural Casa das Pretas a oficina “Dança, tambor, corpo e movimento”.

Exposição “Mulheres no Samba” 1p1l6m

Nessa terça-feira (23) foi inaugurada na Casa das Pretas a sala de exposição “Tia Ciata”, que homenageia grandes mulheres sambistas do país e de Mato Grosso. 

Idealizado pela fundadora do espaço e do projeto Imune (Instituto Mulheres Pretas de Mato Grosso), Antonieta Costa, as pinturas feitas pelo artista cuiabano Régis Gomes, estão em dois cômodos próximos a entrada da casa e mostram mulheres que são referências no samba. 

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cultura! 6i3y4j

  1. A prova de pesca embarcada motorizada desse domingo (7) encerrou as competições de pesca esportiva do 41º FIPe. (Foto: Assessoria/ FIPe)

    🎣Atenção, pescadores! Festival Internacional de Pesca de Cáceres tem nova data 1k305u

  2. Agendão: confira peças, shows e festas que rolam no fim de semana 3f4zk

    Confira o que fazer nesta sexta, sábado e domingo em Campo Grande...

  3. Deive Leonardo

    Deive Leonardo se despede da turnê "Antes e Depois" em MS 5y1i5u

    O evangelista Deive Leonardo se despede da turnê Antes e Depois, com...

  4. Paciente em cuidados paliativos é batizada na UTI de hospital em MT x942

  5. FIB 2023 1

    Festival de Bonito ganha mais um dia e chama artistas 4q2s4v

    Festival de Inverno de Bonito promete uma edição ainda mais grandiosa em...

  6. Festa das Nações Amigas

    Comidas e danças típicas de 8 países marcam 2ª Festa das Nações Amigas 5x5x5m

    A 2ª edição da Festa das Nações Amigas, em Campo Grande, inicia...