Artistas mexicanos eternizam histórias nas ferrovias em muros de MS k1c5r

Muralistas vivem o que chamam de “sonho”, no Brasil, e contribuem para a arte em Campo Grande 4y6l1v

Três muralistas mexicanos estão realizando o sonho de morar – mesmo que brevemente – no Brasil e, de quebra, ainda têm contribuído para eternizar a história da ferrovia em Mato Grosso do Sul nas paredes de um importante espaço cultural e artístico de Campo Grande: o ateliê e Museu de Arte Urbana “Casa Amarela”, na região da antiga Estação Ferroviária.

Dack eterniza história de “mulher arinho” em muro da Capital sul-mato-grossense (Vídeo: Julisandy Ferreira)

Com agens pela Colômbia, Guatemala, Holanda, Portugal, França, Costa Rica e Nicarágua, o muralista Diego Adolfo Rodriguez, de 30 anos, é um dos artistas. Ao Primeira Página, “Diego Gato”, como é conhecido artisticamente, garantiu que o “calor” e a receptividade do brasileiro são grandes diferenciais.

“Ninguém nunca nos tratou tão bem quanto o Brasil”, destacou.

Autor de uma das obras estampadas no começo paredão localizado na avenida Mato Grosso, esquina com a avenida Ernesto Geisel, o artista foi responsável por eternizar a história de um amor proibido.

Quem explica o romance, agora estampado no muro, é Guido Drummond, sócio-fundador da Casa Amarela. Para ele, o enredo é digno de filme.

“Provavelmente foi a história de amor mais romântica e cinematográfica dessa estação de trem de Campo Grande. Eles combinaram de se encontrar na estação, mas, sabe-se lá por qual motivo, ele não apareceu”, revelou Drummond.

No entanto, o desfecho se mostra surpreendente. “Daniela estava indo embora muito triste. Quando o trem começou a sair da estação, estava em andamento, ela ali toda jururu, ouviu o nome dela sendo gritado para fora e, quando ela olha, tem um rapaz gritando: DANIELA, DANIELA!”

Para a alegria dos românticos, a história tem final feliz. “Ela saltou do trem, largou as coisas delas todas lá e o resultado disso foi um casamento, três filhos, e uma viagem ‘muito louca’ para São Paulo a bordo de um Landau V8”, destacou bem humorado Drummond.

Antes do desfecho que teve como testemunha a ferrovia, como forma de conquistar a moça, que na época namorava outro rapaz e era sua funcionária, o romântico havia comprado o Landau V8 e colocado uma música de Roberto Carlos para tocar repetidamente. “Estou amando loucamente, a namorada de um amigo meu”.

MURAL CONTA HISTÓRIA DE AMOR
Mural conta história de amor vivida na antiga ferrovia de Campo Grande (Foto: Julisandy Ferreira)

Leia mais 6p1262

  1. Prêmio distribuirá R$ 300 mil às figuras que promovem cultura em MS 3r2b38

  2. Evento evangélico reúne elenco de peso por R$ 360 mil em MS 85m3r

Casa Amarela em novos tons 6f4z1k

Em maio, o espaço foi responsável por organizar a 1ª autorização a nível de Brasil para pintar um muro de um patrimônio arquitetônico, por meio de chamamento. O projeto “Memórias do Trecho” reuniu 31 artistas na 1ª fase, para contar histórias felizes e marcantes de ferroviários e familiares.

Nesta 2ª fase o projeto se volta a “Memórias Delas no Trecho”. O segundo mural, pintado pela artista Kenia Rayon de la Luz, de 26 anos, a “Kemagenta”, conta a história de Madalena, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

MURAL PINTADO POR ARTISTA MEXICANA
Mural de indígena Madalena foi pintado em frente a Casa Amarela e recebeu traços de mulher mexicana (Foto: Julisandy Ferreira)

Por fim, David Alvizo Cárdenas, também chamado artisticamente de Dack, de 33 anos, fala em vídeo ao Primeira Página, sobre a sensação de retratar a história de uma moça, que por suas roupas monocromáticas, recebia alcunhas de arinho quando ava pela estação. Quando estava toda de amarelo, era chamada de Canário, quando estava toda de verde, era chamada de Papagaio e, assim por diante. (Assista o vídeo no início da matéria).

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Cultura! 6i3y4j

  1. Cultura popular é destaque em show gratuito do Flor Ribeirinha neste domingo em Cuiabá 692y2p

    O grupo Flor Ribeirinha apresenta neste domingo (25), às 19h, o espetáculo...

  2. Movimento na Praça da Bolívia, durante mais uma edição da Feira da Bolívia domingo (Foto: Tom Dias)

    O que fazer no domingo? Veja aqui as atrações culturais em Campo Grande 4m85o

    Primeira Página traz a programação perfeita para você aproveitar ao máximo seu...

  3. Sábado

    De forró ao rock: programação cultural anima o sábado em MS 6l2h4d

    Sábado tem programação com rock, forró, espetáculos e brincadeira pra criançada. Tem...

  4. Tá lendo o quê, explora a obra "Usina" de José Lins do Rego a3d18

  5. A prova de pesca embarcada motorizada desse domingo (7) encerrou as competições de pesca esportiva do 41º FIPe. (Foto: Assessoria/ FIPe)

    🎣Atenção, pescadores! Festival Internacional de Pesca de Cáceres tem nova data 1k305u

  6. Agendão: confira peças, shows e festas que rolam no fim de semana 3f4zk

    Confira o que fazer nesta sexta, sábado e domingo em Campo Grande...