Unemat conquista primeira patente de invenção: "Marco histórico", diz pesquisadora 5b292u

Uma pesquisa sobre a obtenção de carvão vegetal ativo a partir da biomassa de banana verde rendeu a primeira patente de invenção para a Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), expedida pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em 15 de março.

unemat pesquisa patente
Pesquisa foi desenvolvida por aluna do mestrado do campus da Unemat em Tangará da Serra. (Foto: Reprodução)

A invenção, intitulada “Processo para obtenção de carvão vegetal ativo a partir dos frutos da bananeira”, foi desenvolvida por Pércia Graczyk de Souza, durante o mestrado no PPGasp (Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola), do campus da Unemat em Tangará da Serra.

Pércia foi orientada pelos professores Tadeu Miranda e Queiroz e José Wilson Pires de Carvalho. A pesquisadora explica que a ideia surgiu ainda durante a graduação no curso de Engenharia de Alimentos no campus da Unemat em Barra do Bugres.

Na época, Pércia fazia pesquisas experimentais com a biomassa de banana verde e perdeu que o material poderia ser útil no tratamento de água.

“Essa biomassa apresenta uma estrutura porosa e meu orientador estava vinculado a um projeto de pesquisa em que trabalhava com tratamento de água. A partir disso, começamos as pesquisas, foram desenvolvidos vários protótipos e testes”.

unemat pesquisa invenção
Pércia pesquisou sobre a biomassa de banana verde durante graduação na Unemat. (Foto: Reprodução)

A tecnologia, desenvolvida durante o mestrado e que teve o depósito de patente pedido ainda em 2016, pode ser utilizada, por exemplo, em produção de cápsulas de carvão ativado para fins farmacológicos; como isolante térmico, acústico e elétrico para aplicações especiais e ainda em remoção, adsorção (que é a penetração de um gás ou líquido em uma substância sólida) de contaminantes químicos de água e esgoto no processo de tratamento e purificação.

A partir da concessão da Carta de Patente, fica assegurada a propriedade da invenção em todo o território brasileiro, garantindo os direitos dela decorrentes pelo prazo de 20 anos. O projeto que deu origem à tecnologia é intitulado “Desenvolvimento de filtro biodegradável a partir da banana-terra”.

Para Pércia, a concessão da patente serve de combustível para que outros acadêmicos acreditem no futuro dos estudos que desenvolvem. Apesar das dificuldades enfrentadas durante o processo, a pesquisadora comemora o resultado positivo.

Percia
Pércia Graczyk de Souza, responsável pela pesquisa na Unemat. (Reprodução/Instagram)

“Licenciar essa patente já teve grande importância, é marco histórico para a Unemat, porque foi a primeira concedida. Com certeza significou muito para todos os alunos e professores da instituição. Muitas vezes ficamos desacreditados, pensando que a pesquisa não vai sair do papel, essa pesquisa serve também para mostrar que pode dar certo”.

Patentes de pesquisas da Unemat 1q4g3g

A Unemat tem outros dez processos de patentes de invenção que estão depositados e aguardam o trâmite final no Inpi. A instituição já registrou sete programas de computador, quatro marcas e cinco cultivares agrícolas.

LEIA MAIS 1u6j6r

Pesquisa da UFMT aponta presença de antidepressivos e antiepiléticos no Rio Coxipó

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cotidiano! 411b

  1. Diversão, cultura e esporte: veja o que fazer em Cuiabá e região neste fim de semana 44446u

  2. Sebastião Salgado

    No Pantanal, Sebastião Salgado viveu sonho e concluiu projeto de uma vida 85t4m

    Sebastião Salgado esteve pela primeira vez no Pantanal, em 2011. ...

  3. incêndio homex

    Incêndio destrói casa de catador de reciclagem em Campo Grande 3u4f6q

    Catador de reciclagem perde tudo em incêndio que começou durante a madrugada...

  4. Morre Sebastião Salgado

    Ícone da fotografia, morre Sebastião Salgado aos 81 anos rw45

    O fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes do mundo,...

  5. Atraso nos Correios gera prejuízo e frustração em MS 724340

    Nas últimas semanas, um número crescente de consumidores tem relatado atrasos significativos...

  6. Equipamentos da chiparia destruídos pelo fogo

    “Meu mundo desabou”: chiparia busca recomeço após fogo destruir sonho 1z3357

    Uma chiparia no bairro Tijuca teve a cozinha destruída por um incêndio....