Sobe para 10 o número de municípios em situação de emergência em MS 485o6t

Antônio João e Jardim somam a lista de cidades que sofreram danos ambientais e materiais durante as fortes chuvas que atingiram o estado no último mês 6l315b

O número de municípios em situação de emergência em Mato Grosso do Sul já chega a dez. Nos últimos dias, Antônio João e Jardim se uniram a outras oito cidades para conseguir ajuda e recursos para recuperar estradas e retirar família de áreas alagadas ou isoladas por causa das fortes chuvas que atingiram o estado durante todo o mês de fevereiro.

estradasruais antoniojoao capa
Estradas rurais de Antônio João ficaram intransitáveis (Foto: Prefeitura de Antônio João)

No decreto de Jardim, publicado na sexta-feira (3), a prefeita Clediane Areco Matzenbacher explica que em apenas três dias, a cidade registrou 80 mm de chuva, o equivalente a 50% do esperado para o mês inteiro. A consequência foi “danos materiais, ambientais e sociais” por todo o município, por isso, o reforço nas equipes que atuam na recuperação dos estragos é de 60 dias.

Já em Antônio João, o prefeito Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o Marcelo Pé, determinou situação de emergência por 180 dias. “Ocorreram danos materiais e danos ambientais que demonstram a necessidade de mobilização e emprego de recursos humanos e institucionais e mobilização e emprego de recursos materiais para restabelecer a normalidade local”.

Segundo o decreto, foram 15 dias de chuva intensa no município, o que transformou estradas rurais em um “mar de lama”, caminhões e até ônibus escolares ficaram no lamaçal.

Além dos dois municípios, Mato Grosso do Sul tem outras oito cidades em emergência por conta dos temporais; Bela Vista, Porto Murtinho, Caracol, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Ponta Porã e Corguinho. Todos que decretaram situação de emergência estão recebendo ajuda imediata.

Ao longo da semana, esse número pode aumentar. Em Amambai – a 338 quilômetros de Campo Grande – o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira já sinalizou a necessidade do decreto. Segundo ele, a Defesa Civil do Município está contabilizando os estragos e neste domingo (5) pediu reforço de uma equipe técnica da Defesa Civil Estadual para conseguir terminar o balanço.

“Nós estamos terminando o levantamento dos estragos, principalmente nas estradas ruais e amanhã a gente deve quantificar isso para publicar o decreto de emergência”, reforçou o prefeito.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Cotidiano! 411b

  1. Diversão, cultura e esporte: veja o que fazer em Cuiabá e região neste fim de semana 44446u

  2. Sebastião Salgado

    No Pantanal, Sebastião Salgado viveu sonho e concluiu projeto de uma vida 85t4m

    Sebastião Salgado esteve pela primeira vez no Pantanal, em 2011. ...

  3. incêndio homex

    Incêndio destrói casa de catador de reciclagem em Campo Grande 3u4f6q

    Catador de reciclagem perde tudo em incêndio que começou durante a madrugada...

  4. Morre Sebastião Salgado

    Ícone da fotografia, morre Sebastião Salgado aos 81 anos rw45

    O fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes do mundo,...

  5. Atraso nos Correios gera prejuízo e frustração em MS 724340

    Nas últimas semanas, um número crescente de consumidores tem relatado atrasos significativos...

  6. Equipamentos da chiparia destruídos pelo fogo

    “Meu mundo desabou”: chiparia busca recomeço após fogo destruir sonho 1z3357

    Uma chiparia no bairro Tijuca teve a cozinha destruída por um incêndio....