Não é que pararam? Professores suspendem atividades em 92 escolas de MT 406w73
O Sintep (Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso) definiu paralisação nesta quarta-feira (28). Os servidores reivindicam melhoria salarial. Mais de 90 escolas suspenderam as atividades em todo estado.

De acordo com o Sintep, “o Piso Salarial Profissional Nacional é de 3.845,63, e o governo de Mato Grosso paga o valor de R$ 3.164,76, 21,52% menor do que o estabelecido pela Lei 11.738/2008”. Os trabalhadores têm um ato marcado para às 14h, em Cuiabá, na praça do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), no Centro Político istrativo.
O sindicato ainda alega que o Executivo “tem promovido um calote recorrente” na RGA (Revisão Geral Anual), que é a correção inflacionária sobre os salários em um ano.
No debate dessa terça-feira (27), na TV Centro América, com cobertura em tempo real pelo Primeira Página, o governador Mauro Mendes (União Brasil) foi questionado pela candidata Márcia Pinheiro (PV) se sabia sobre a “greve” marcada para hoje. Mendes negou e disse que a informação não procedia.
Outro lado 31e
Por meio de nota, a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) informou que apenas 13% das instituições aderiram ao movimento. ou seja, 92 das 700 escolas do estado.
Sobre o RGA e ao piso salarial nacional, a Pasta disse que os pagamentos “já foram contemplados no rol de investimentos do Estado à Educação nessa gestão”.
“Desde janeiro deste ano, um professor em início de carreira na Rede Estadual recebe R$ 4.747,14, para 30 horas semanais. Como o piso nacional é baseado em 40 horas para professor de Ensino Médio, o valor está além do mínimo exigido por lei”, declara a nota.