Enchente deixa famílias ilhadas na aldeia Nova Pukanu em Luciara 6hw5o
Plantação de mandioca é a fonte de sustento da tribo e está sendo perdida com a enchente. 3l5165
A aldeia Nova Pukanu em Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, vem sofrendo com uma grande enchente desde quarta-feira (29), que está deixando várias famílias ilhadas além de estar ocasionando a perda da plantação de mandioca, a qual é fonte de sustento da tribo.
De acordo com o secretário da associação da comunidade indígena do povo Kanela do Araguaia, Cláudio Kanela, idosos com problemas de saúde, gestantes e crianças tiveram de ser retiradas das casas e transferidas para a cidade, por conta da dificuldade do o via fluvial.

O município, segundo o site de climatologia de Climatempo, tem previsão de muita chuva para os próximos dias, e a maior preocupação de Kanela é com o fato de que as fossas estão ligadas às cisternas de água potável.
A Secretaria de Estado da Casa Civil informou que está providenciando o envio de cestas básicas e atendimento para a comunidade.

Conforme o presidente do Condisi, Cleidson Tapirapé, do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Araguaia, vários setores competentes já foram comunicados e estão acompanhando a situação para evitar doenças e maiores destruições.
O prefeito de Luciara, Parassu de Souza Freitas, afirmou que entrou em contato com a Defesa Civil para decretarem estado de calamidade pública.
Disse ainda que um motor de polpa e uma voadeira foram enviados para dar assistência às comunidades.
Última grande enchente foi registrada há quase 6 anos 1q2d3i
Ainda segundo Cláudio Kanela, a última enchente que causou muitos danos materiais foi registrada em 2016. Na época, foi necessária a construção de assoalhos nas casas.