É fake que Yanomamis em estado de desnutrição são venezuelanos 13w17

Ministério da Saúde e Funai (Fundação Nacional do Índio) desmentiram a informação falsa, que tem sido compartilhada desde o início da semana 2f2l9

É falsa a informação de que os indígenas em estado de desnutrição em Roraima são venezuelanos. A fake news está circulando nas redes sociais, desde o início da semana, e foi reforçada até pelo deputado federal bolsonarista Luiz Ovando (PP/MS) durante entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena, na manhã desta quarta-feira (25).

cria23
Crianças Yanomamis em situação de desnutrição em Roraima. (Foto: Sumaúma)

Leia mais 6p1262

  1. Depois de denunciar abandono, vizinho é agredido e perde o emprego 2c334q

  2. UFN3 pode ter reviravolta com conclusão pela Petrobras 592l1c

  3. Hospital Cassems de Campo Grande inaugura 25 novos leitos de internação clínica 2o1w2v

  4. Enquete BBB 23: Quem deve sair no 1º paredão? 6e6n4e

  5. Deputado desconhece realidade sobre Yanomami, diz nº 2 de ministério g2kj

O Ministério da Saúde já havia desmentido a fake news na segunda-feira (23). Vale lembrar que Luiz Ovando também é médico.

Conforme o Ministério da Saúde a região, que a por uma crise humanitária provocada pela falta de assistência médica e sanitária, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), é a maior reserva indígena do país – com mais de 30,4 mil habitantes.

Para tratar da situação, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Desde o dia (16), equipes de saúde enviadas pela pasta confirmaram casos de crianças e idosos com quadro de desnutrição grave, além de casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos.

Também foram instalados o COE-Yanomami (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) e a Sala de Situação. Também foram enviadas quatro mil cestas básicas em caráter de urgência, além de insumos, medicamentos e mais 12 profissionais da Força Nacional do SUS que irão operar o Hospital de Campanha.

Quem também já havia desmentido a fake news era a Funai (Fundação Nacional do Índio).

“Atenção! É falsa a informação de que os indígenas em estado grave de saúde na Terra Indígena Yanomami não são brasileiros”, postou a entidade via Twitter também na segunda-feira (23).

Quem também apontou o “desconhecimento” do deputado federal Luiz Ovando (PP/MS) sobre a situação dos Yanomami foi o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena após a entrevista do parlamentar, nesta quarta-feira (25).

“[…] Isso é fake news, estamos combatendo”, disse Eloy. “São comunidades de difícil o, que têm a presença de povos isolados e de recente contato”, acrescentou o número 2 do Ministério dos Povos Indígenas.

O que é fato? 436e6o

A fake news, começou a ser compartilhada principalmente por bolsonaristas para tentar isentar de culpa o governo de Jair Bolsonaro (PL), pela crise humanitária do povo Yanomami. Conforme dados obtidos pelo site Sumaúma, nos 4 anos de governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), 570 crianças com menos de 5 anos morreram no território Yanomami pelo que as estatísticas chamam de “mortes evitáveis”.

O número oficial já é 29% maior do que nos 4 anos anteriores, dos governos de Dilma Rousseff (PT) e, após o impeachment, de Michel Temer (MDB).

Desde que a missão humanitária começou na região, mais de mil indígenas com graves problemas de saúde e situação de extrema vulnerabilidade já foram resgatados. Os principais problemas de saúde identificados são desnutrição e malária, conforme o Ministério da Saúde. Atualmente, mais de 700 pacientes estão recebendo atendimento na CASAI (Casa de Apoio à Saúde Indígena) de Boa Vista, Roraima. Um outro hospital de campanha também deve ser montado dentro do território indígena Yanomami, localizado na região Surucucu, possibilitando uma estrutura com profissionais, materiais e insumos necessários para a assistência necessária à população local.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Cotidiano! 411b

  1. Diversão, cultura e esporte: veja o que fazer em Cuiabá e região neste fim de semana 44446u

  2. Sebastião Salgado

    No Pantanal, Sebastião Salgado viveu sonho e concluiu projeto de uma vida 85t4m

    Sebastião Salgado esteve pela primeira vez no Pantanal, em 2011. ...

  3. incêndio homex

    Incêndio destrói casa de catador de reciclagem em Campo Grande 3u4f6q

    Catador de reciclagem perde tudo em incêndio que começou durante a madrugada...

  4. Morre Sebastião Salgado

    Ícone da fotografia, morre Sebastião Salgado aos 81 anos rw45

    O fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes do mundo,...

  5. Atraso nos Correios gera prejuízo e frustração em MS 724340

    Nas últimas semanas, um número crescente de consumidores tem relatado atrasos significativos...

  6. Equipamentos da chiparia destruídos pelo fogo

    “Meu mundo desabou”: chiparia busca recomeço após fogo destruir sonho 1z3357

    Uma chiparia no bairro Tijuca teve a cozinha destruída por um incêndio....