É assédio! 45% das mulheres dizem que já foram tocadas sem consentimento f6i12
Pesquisa ouviu 1.200 pessoas de 21 de julho e 1º de agosto a4y40
Levantamento do Ipec, Instituto Patrícia Galvão, com apoio da Uber, mostra que 45% das mulheres já foram tocadas sem consentimento em local público. A pesquisa ainda apresenta que os homens não reconhecem cometer esse ato. Apenas 5% deles itiram a prática, que configura assédio.

Os dados da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (12) pelo portal g1. A base amostral do levantamento foi de 1.200 pessoas, sendo 800 homens e 400 mulheres, entre 21 de julho e 1º de agosto.
A pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas” foi realizada para compreender as percepções dos brasileiros sobre os temas.
Leia mais 6p1262
Outro dado preocupante é relacionado às práticas invasivas, que são como importunação, perseguição e assédio sexual. Das mulheres ouvidas, 41% relataram que já foram xingadas ou agredidas por dizerem “não” para alguém que estava interessado nelas.
A importunação sexual também se mostra presente no transporte público, 32% delas afirmaram ter ado essa situação nesses locais e 31% declararam que já sofreram tentativa ou abuso sexual. Entre os homens, no entanto, nenhum reconheceu a pratica nesse ambiente.
Violência doméstica persiste 365a5n
Práticas de controle e relatos de agressões físicas e verbais relacionadas a conflitos afetivos entre homens e mulheres em casa são apontados na pesquisa. Conforme os dados, 41% dos brasileiras já sofreram agressão dos parceiros, atuais ou ex. Porém, apenas 26% item que já agrediram.
O levantamento mostra também que 1 em cada 4 mulheres agredidas declara que a violência doméstica acontece com frequência, enquanto apenas 1 em cada 10 homens afirma sofrer violência frequentemente.
Segundo o estudo, mais mulheres (30%) do que homens (10%) apontam que o parceiro estava bêbado ou drogado ao cometer a violência.