Dom Dimas destaca sintonia com Papa Francisco: “muito acolhedor” 4jw1b
Arcebispo de Campo Grande falou do convívio com Francisco nesta segunda-feira (21), horas depois da confirmação da morte do papa 181a2a
O mundo se despede de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. Por todos os países, homenagens são feitas ao homem que por 12 anos liderou a Igreja Católica. Em Mato Grosso do Sul, não é diferente. Para Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, o santo padre sempre será lembrado pelo seu jeito acolhedor.
Dom Dimas falou do convívio com Francisco nesta segunda-feira (21), horas depois da confirmação da morte do papa.
“Nossa caminhada começou em 2007, quando eu fui eleito para a Secretaria-Geral da CNBB. E aí aconteceu a Conferência de Aparecida, a quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. O Papa Bento veio para a abertura, celebrou a canonização do Frei Galvão, depois fomos para Aparecida e lá amos 16 dias juntos pensando o futuro da evangelização na igreja no Brasil e na América Latina e Caribe. E o cardeal Bergoglio, ainda arcebispo de Buenos Aires, era o chefe de redação”.
Dom Dimas Lara Barbosa

A missão na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) garantiu a Dom Dimas uma proximidade anual com o papa. De todos os encontros, a imagem que fica é o jeito acolhedor e simples de tratar a todos.
“Muito acolhedor. A gente podia falar do assunto que quisesse. Muito informal. A última vez que nós nos encontramos foi há 3 anos, quando os bispos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram a Roma”.
Dom Dimas Lara Barbosa
Leia mais 6p1262
Como todos os fiéis do mundo, Dom Dimas afirma viver um misto de sentimentos com a morte de Francisco.

“Sem dúvida alguma, ele vai fazer falta, mas ao mesmo tempo, hoje é dia de festa. Festa no céu e para aqueles que têm esperança, sem dúvida a festa também aqui. Ele fez a agem um dia depois da ressurreição de Cristo. A festa da Páscoa é tão importante que, durante 8 dias, a igreja celebra como se fosse um único dia. É a oitava de Páscoa. Então ele faleceu realmente na segunda-feira da oitava da Páscoa”.
Dom Dimas Lara Barbosa

O papa Francisco morreu nesta segunda, às 2h35 do horário de Brasília, 7h35 no horário do Vaticano. O pontífice, que tinha 88 anos, foi o líder da Igreja Católica durante 12 anos.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
Ele foi escolhido em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI.
Luto em Campo Grande 6471i
Aos poucos, a igreja em Campo Grande manifesta luto pela morte do papa Francisco. No Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a missa das 19 horas será em homenagem ao santo padre. Além disso, a bandeira do Vaticano ficará hasteada a meia altura. Confira nota:
O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com profundo pesar e em espírito de comunhão com toda a Igreja, comunica o falecimento do Santo Padre, Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos de idade.
Em sinal de luto e reverência, informamos que a bandeira do Vaticano, hasteada em nosso Santuário por ocasião do Ano Jubilar, permanecerá a meia altura durante uma semana, até a finalização dos ritos fúnebres em Roma.
Convidamos todos os fiéis a se unirem em oração pelo descanso eterno do Santo Padre. A Santa Missa das 19h de hoje será celebrada com a intenção especial pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, pedindo ao Senhor que o acolha na eternidade com misericórdia e paz.
FALE COM O PP 1318p
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.