Dia de devoção: conheça a história e o milagre de Nossa Senhora de Fátima 1u6t46
Em Campo Grande, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima presta homenagens à santa com celebrações ao longo de todo o dia 1i5s6h
No dia 13 de maio de 1917, três pastorinhos testemunhavam pela primeira vez a aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, perto de Fátima, em Portugal. Desde então, a data é recordada por católicos de todo o mundo; um dia de devoção e entrega à mãe de Deus. Mas você conhece essa história?

Era manhã de um domingo. Lúcia dos Santos, de 10 anos de idade, e seus primos, Jacinta e Francisco Marto, de 7 e 9 anos, assistiram à missa e depois saíram para levar suas ovelhas para pastar.
Enquanto brincavam, ficaram assombrados pelo aparecimento de um clarão. Primeiro pensaram que era um raio e, com medo de um temporal, se apressaram para abrigar o rebanho.
Mas, logo depois, foram surpreendidos por outro clarão. Viram, então, sobre um carvalho, uma Senhora vestida de branco e radiante de luz, que lhes disse: “Vim pedir-lhes para que venham aqui, todo o dia 13, por seis meses consecutivos, nesta mesma hora. Dir-lhes-ei, oportunamente, quem eu sou e o que quero”.
Assim eles fizeram.
A cada aparição, Nossa Senhora pediu para que as crianças rezassem pela conversão dos pecadores.
Lúcia, Francisco e Jacinta receberam zombarias dos incrédulos; até o pároco duvidou da veracidade das suas narrações. Na quarta aparição, em agosto, as crianças chegaram a ser presas.
A última aparição aconteceu no dia 13 de outubro, em meio à chuva e diante dos olhos de 70 mil pessoas.
Naquele dia, enquanto continuava a chover, a Virgem revelou a Lúcia, Francisco e Jacinta: “Eu sou Nossa Senhora do Rosário”. E, depois desta aparição, realizou o milagre chamado de a dança do sol! O astro assumiu várias cores, pôde ser visto a olho nu e começou a girar em torno de si mesmo, parecendo aproximar-se da Terra.

Quando este acontecimento extraordinário cessou, as roupas das pessoas, que antes estavam ensopadas, se secaram.
Treze anos depois, no dia 13 de outubro de 1930, as autoridades eclesiásticas declararam que as aparições eram “dignas de fé” e autorizaram o culto a Nossa Senhora de Fátima.
Programação em Campo Grande 4i3u1
Em Campo Grande, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima presta homenagens à santa com celebrações ao longo de todo o dia – às 12h, 15h e 19h, no horário de Mato Grosso do Sul – e com procissão luminosa no fim da tarde, às 18h30. Depois da celebração, haverá festa de encerramento na igreja matriz, que fica na rua Frei Gregório, 537, no Jardim Monte Líbano.