Bicicletas viram cadeiras de rodas produzidas por presos em Ivinhema 4m1p3x
Atualmente, dois detentos atuam na produção das cadeiras de roda e, pelo trabalho, são beneficiados com a redução de pena 54183y
Feitas a partir de bicicletas apreendidas pela Justiça, cadeiras de rodas produzidas por dois detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Ivinhema serão destinadas às pessoas com deficiência física, que não tem condições de adquirir o equipamento no município.

Neste mês, as 15 primeiras cadeiras confeccionadas foram entregues ao Rotary da cidade, para serem distribuídas gratuitamente, conforme a necessidade. Os equipamentos foram produzidos utilizando a estrutura de algumas das 1,2 mil bicicletas doados dos pátios das delegacias da Polícia Civil em Três Lagoas e Angélica.
Coube ao Rotary fornecer os equipamentos utilizados pelos internos na produção, como máquinas de cortes e lixadeiras, além das rodinhas e assentos. As carcaças não aproveitadas na fabricação são vendidas para obter recursos para manter a produção.
“Para retirar a cadeira em doação, nos casos permanentes, ou a título de empréstimo, para situações momentâneas, a pessoa preenche uma requisição no Rotary de Ivinhema e fazemos a destinação”, explica o conselheiro na instituição, José Roberto Ronchesel.
A iniciativa faz parte do projeto “Liberdade sobre Rodas”, realizado em parceria entre o Governo do Estado de Mato grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de istração do Sistema Penitenciário), e o Rotary Clube, com apoio da prefeitura de Ivinhema e da Polícia Civil.
Segunda chance t5l6i
No momento, apenas dois internos atuam na produção das cadeiras e, pelo trabalho, são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados. Além disso, eles também aprendem uma nova profissão, já que a ocupação oferece uma nova especialização aos trabalhadores, ajudando na inserção ao mercado de trabalho.
“Estamos tocando esse projeto fazendo a nossa parte social de ajudar a sociedade ao mesmo tempo em que proporcionamos meios de ressocialização aos nosso custodiados”, destaca o diretor do Estabelecimento Penal de Ivinhema, Rodrigo de Carvalho Bortoleto.
Não é a única iniciativa 453g3q
A produção de cadeiras de rodas com mão de obra prisional é uma das várias ações sociais desenvolvidas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Os detentos das prisões do estado também atuam na produção de pães, hortaliças, produção de lençóis e EPIs a hospitais, confecção de absorventes, reformas de escolas, entre outros serviços.