Vai participar da Corrida de Reis? Veja dicas importantes do treinador! 26388
Glauber Arruda explica que a Corrida de Reis é muito eclética e, portanto, com perfis muitos diferentes de participantes, desde os mais preparados até os que nunca correram 41c1t
O personal Glauber Arruda tem 20 anos de profissão. Deste total, 12 são dedicados à corrida. Primeiro como atleta, depois como preparador. Atualmente, ele mantém turmas específicas para pessoas que se inscreveram para a Corrida de Reis.

“Tem gente que consegue se inscrever, mas não está treinado e precisa se preparar, então, há turmas se preparando especificamente para esta prova. Não exatamente para obter resultados de tempo, mas para conseguir concluir o percursos sem riscos”, comentou ele.
Glauber explica que a Corrida de Reis é muito eclética e, portanto, com perfis muitos diferentes de participantes, desde os mais preparados até os que nunca correram. Neste cenário, algumas dicas são importantes, principalmente para quem vai participar pela primeira vez.
“Cada pessoa deve levar em conta sua idade, sua condição de saúde, o clima, e a prática ou não de atividade física”.
Com relação à alimentação, o professor orienta que não pode ser nada pesado ou que possa causar algum tipo de desconforto.
“No dia anterior é bom ingerir alimentos que são fontes de carboidratos e beber muita água. Já no dia, é preciso ir para a prova alimentado, porém, algo mais leve que não cause mal-estar”, orienta Glauber.
Tendo em vista que Cuiabá é uma cidade quente, ele recomenda o uso de protetor solar e, se possível, proteger a cabeça com boné ou chapéu.
Antes de correr, é preciso fazer um aquecimento, “avisar” o corpo e prepará-lo para a prova. Porém, se não der tempo para fazer o aquecimento, o participante precisa se lembrar de começar devagar, caminhando até que o corpo pegue o ritmo.
“Sair com a frequência cardíaca muito baixa pode fazer com que a pessoa comece a ar mal. Se não deu tempo de aquecer, começar devagar até entrar no ritmo. E se perceber que está cansado, diminua o ritmo, tente caminhar ou trotar”.

O professor explica que o trecho mais fácil é o início. “Nesse trecho é comum a pessoa se enganar e sair muito acelerada no começo, até o 5º km, aí pega a subida e não aguenta. É preciso ter atenção, ir mais devagar e com calma para ter energia e chegar ao final”.
Glauber recomenda o consumo de um isotônico, fruta ou barra de proteína no início da subida, isso ajuda a ter mais força e energia para chegar até o 8º km, quando o percurso começa a ficar mais leve novamente.
Ao longo do percurso há distribuição de água. Além disso, no final, as assessorias oferecem reposição alimentar aos atletas participantes. “No final, é só comemorar a conclusão do desafio”, finalizou ele.
A Corrida de Reis 46225v
A prova será no dia 14 de janeiro, com largada da Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e chegada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.
Leia mais 6p1262
FALE COM O PP 1318p
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.