Maratona do Rio 2021 tem presença de jornalista de MS 703522
Aos 46 anos, Neiba Ota, jornalista de Campo Grande (MS) participou do maior festival de corrida da América Latina, a Maratona do Rio, em outubro de 2021, no Rio de Janeiro. “Foi muito emocionante”, declarou a maratonista. A profissional conquistou o 10º lugar em sua categoria, garantindo o 71º na classificação geral. “Tô muito feliz! […] 6a1u6o
Aos 46 anos, Neiba Ota, jornalista de Campo Grande (MS) participou do maior festival de corrida da América Latina, a Maratona do Rio, em outubro de 2021, no Rio de Janeiro. “Foi muito emocionante”, declarou a maratonista.
A profissional conquistou o 10º lugar em sua categoria, garantindo o 71º na classificação geral. “Tô muito feliz! Sou maratonista com muito orgulho! Quer algo transformador em sua vida? Seja um ou uma maratonista!”, revelou Neiva com a medalha no pescoço, em suas redes sociais,
Ela também contou que o sonho de correr existe em sua vida há 10 anos, quando estava em sua segunda gestação. O melhor? Presente na cidade maravilhosa.

“Meu menino, com dois anos, viu corredoras na praia e disse: ‘mãe, corre igual elas e acaba com esse barrigão’”, recorda. E foi neste momento que Neiba decidiu correr, literalmente, atrás de tudo.
Maratona exige preparação! 6u1h6w
As primeiras corridas alcançadas atingiram 5 km. O dobro só foi possível depois de dois anos. Já para o tão sonhado 42 km, a jornalista recorreu a um preparo completo composto por uma assessoria de corrida, funcional e reeducação alimentar. Duas etapas foram fundamentais: apoio do marido e trabalho psicológico. “Fora isso, condições financeiras”, salienta.
Para quem acompanha Neiba nas redes sociais pôde conferir muitos detalhes da viagem. A maratonista não deixou de citar uma grande parceira e amiga nutricionista, Patricia Donida, que esteve bem ao lado da jornalista. “Tenho muita sorte e ganhei uma madrinha na corrida, que me incentivou”, revela.
Neiba terminou a corrida em um ótimo tempo. Segundo o certificado do evento, o seu tempo líquido foi de 3h57 e tempo bruto de 4h43. Ela ainda revelou que um momento inesperado aconteceu durante o percurso: um tombo! Mas isso não a fez desistir.

“No km 8 tinha um fotógrafo e fui fazer graça para tirar foto, não vi um obstáculo, caí, levantei e pensei ‘não é isso que vai me tirar da maratona’. Fui com tudo! Minha amiga Patrícia ficou muito assustada, mas fomos juntas. Nos últimos 4 km, parece que fui anestesiada, não via nada e só queria correr. Eu me senti um pássaro”, relembra.
No hotel, mostrando os uniformes que ela e Patrícia usariam na corrida, Neiba chegou a brincar com os números registrados nas roupas. Os dela foram “1542”. “Eu sou aficcionada em número. O ‘15’ é minha data de nascimento e o ’42’ é o quilômetro que vou correr”, contou.
Após a maratona, Neiba ainda curtiu uns dias de praia do Rio e seguiu trabalhando remotamente, pois sentiu medo de caminhar muito ‘pós-maratona’ e travar.
Agora, ela já está em casa com a família e revivendo todo esse episódio especial que aconteceu em sua vida, tornando-se mais um belo exemplo de que correr, literalmente, atrás dos sonhos vale a pena.
Maratona do Rio b4t2p
A Maratona do Rio 2021 foi realizada entre os dias 12 e 15 de novembro. De acordo com o evento, o ano contou com dois fatores essenciais: o tempo de planejamento e preparo dos nossos corredores e a segurança para todos.
“O avanço da vacinação nos permitirá fazer um evento com 100% do público imunizado. Todos, de atletas a colaboradores, terão que apresentar o ciclo vacinal completo até o dia 01/novembro para participar da Maratona do Rio 2021. Caso não tenha sido possível tomar a segunda dose, o atleta poderá apresentar o resultado do teste de PCR ou ANTÍGENO via método swab realizado até 48 horas antes da entrega de kits”, informa o portal.
Além disso, o evento desenvolveu um protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, com o apoio de equipe médica e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio e entidades oficiais de corrida.