Comunicação de primeira 5o1719

O silêncio pode ser uma forma de se comunicar 406y20

Há ocasiões em que calar a boca transmite mais mensagens do que dizer mil palavras 69442c

Falar menos pode fazer bem para a sua saúde e evitar problemas. Este é o principal conselho do livro ‘STFU: The Power of Keeping Your Mouth Shut in an Endlessly Noisy World’ (ainda sem versão em português), lançado neste ano nos Estados Unidos. A mensagem no título, numa tradução literal é: Cale-se! O Poder de Ficar com a Boca Fechada num Mundo Infinitamente Barulhento. O autor, o jornalista americano Dan Lyons, relata na publicação os problemas que enfrentou por não conseguir ficar quieto e por falar demais em diferentes situações: em família, no trabalho e na internet.

Por essa razão, ele defende que silenciar-se, muitas vezes, pode ser a solução para manter a saúde mental e emocional. O jornalista explica que é preciso ter mais capacidade de ouvir e falar o que geralmente cria conexão. Isso significa conversar com profundidade sobre assuntos que, de fato, nos interessam e não falar por falar, simplesmente para preencher o silêncio.

9cabce9f 0bae 46f7 9edf 5528378f2e6f
A comunicação silenciosa (Ilustração)

Em outro livro sobre o tema, ‘O Silêncio Vale Ouro: Como cultivar a quietude e viver com mais energia, clareza e conexão’ (editora Sextante), os autores Justin Zorn e Leigh Marz afirmam que o silêncio não é apenas a ausência de ruído. É uma presença que traz energia, clareza e promove conexões profundas. Este livro mostra como lidar com o ruído em nossos ouvidos, telas e mentes. E apresenta práticas individuais e coletivas para criar paz no cotidiano. Uma dica importante: é preciso fazer uma pausa para pensar antes de dizer as coisas. Isso diz respeito a “descansar” o mecanismo mental de resposta.

Falar o essencial pode ser terapêutico. Refletir antes de comentar ou responder uma mensagem pode evitar futuras explicações ou retratações. E, com frequência, ao parar para refletir, chegamos à conclusão que não vale a pena comentar ou responder. Quantas confusões e brigas seriam evitadas se as pessoas optassem pelo silêncio em vez de escrever ofensas e comentários maldosos em redes sociais ou em grupos de mensagens!

Ficar em silêncio, às vezes, é necessário. Calar-se também é uma forma de se comunicar. Quando, por exemplo, numa discussão você toma a decisão de não responder a xingamentos e ofensas, você está comunicando que sua escolha foi pela sensatez e não pela discórdia. E mais! Quando a sua opção é pelo silêncio você está comunicando que:

  • não quer ou não tem nada para contribuir naquela conversa;
  • prefere analisar melhor o contexto para depois falar;
  • prefere poupar sua energia e não entrar numa conversa infrutífera,

Leia mais 6p1262

  1. O líder que se comunica bem h6l5w

  2. Nem agressiva, nem iva. Comunicação deve ser assertiva 591z1s

  3. Comunicação não-violenta 4l2k3s

Que fique claro, porém, que o silenciar defendido aqui não é se omitir. Não podemos nos calar diante de injustiças e situações que devem ser divulgadas ou denunciadas. A reflexão é sobre como a fala incessante pode nos trazer dificuldade para ouvir. Quem fala demais geralmente tem dificuldade de ouvir o outro ou de ouvir sem interromper o outro.

O silêncio não precisa ser motivo de angústia. O silêncio pode ser a busca por respostas e paz interior. Que o digam os adeptos da meditação, que é uma técnica que incentiva o silenciar para buscar o equilíbrio das emoções.

Na coluna da semana ada, a reflexão foi sobre as ‘conversas difíceis, porém necessárias’. Mas quando a conversa não é necessária, não vai ajudar você a ficar menos ansioso, vai sugar sua energia, tirar seu sono e pode ser motivo de arrependimento futuro, reflita se o silêncio não pode ser mais vantajoso. Feche a boca e curta a paz anterior de ficar em silêncio.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Comunicação de primeira, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Comentários (3) 616d10

  • Ademar Adams

    Existe um adágio, Chinês, me parece, que é bem sentido do texto.
    “Às vezes, a melhor resposta é calar.”

  • Cida Arruda

    A paz que procuro está no silêncio que outros não fazem.O silêncio é necessário para refletir se devemos falar.

  • Jane Cleide Alves Hir

    Realmente, é preciso aprender a silenciar. O texto nos traz uma excelente contribuição, pois a caótica produção de discursos impensados fomenta, muitas vezes, a agressividade desnecessária.

Leia também em Comportamento! 67j1s

  1. Caju

    A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1r666

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  2. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 1t641e

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  3. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 3z5w6h

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  4. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 4a4k56

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  5. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 5v4g3s

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...

  6. Designer de unhas

    Felipe trocou a furadeira pelo esmalte e virou designer de unhas 3d3817

    Felipe Henrique, de 28 anos, largou a cerca elétrica e se tornou...