Jaqueline Naujorks

Não Sou Obrigada t2f5x

Não sou obrigada a ser coadjuvante da sua história 29x5j

O protagonismo de uma mulher ao lado da pessoa com quem se relaciona nunca deveria ser motivo de crítica. Protagonismo não é uma liberalidade, não é um papel que alguém te cede como favor. É um espaço conquistado aos milímetros e mantido a duras penas por qualquer mulher – e nós sabemos bem o quanto […] 664x4a

O protagonismo de uma mulher ao lado da pessoa com quem se relaciona nunca deveria ser motivo de crítica. Protagonismo não é uma liberalidade, não é um papel que alguém te cede como favor. É um espaço conquistado aos milímetros e mantido a duras penas por qualquer mulher – e nós sabemos bem o quanto isso custa.

Uma mulher que brilha demais ocupa um espaço gigantesco no mundo. Ela preenche qualquer ambiente, domina as conversas, chama a atenção sem fazer qualquer esforço. Se for hétero, essa mulher tem basicamente dois horizontes na vida: ou se relaciona com um homem muito seguro, ou não se relaciona com ninguém.

O machismo estrutural, aquele tão arraigado em um costume infeliz que custamos a desconstruir, nos trouxe uma safra de homens que simplesmente não sabe lidar com uma mulher que brilha demais. Essa figura lhe incomoda profundamente, um incômodo que inquieta e provoca as reações mais infantis, como se jamais tivéssemos saído da quinta série. A atitude dela lhe causa um tipo muito particular de repulsa, de ódio deliberado mesmo, e constantemente essas mulheres são transformadas em alvo de hate nas redes sociais.

Para os homens que não se incomodam com a presença maciça de uma mulher forte, o papel de protagonismo oferecido a ela não é um sacrifício – e é aqui que queremos chegar.

Um homem que te impõe como condição para o relacionamento a obrigação de ser discreta, quieta, abaixar a cabeça e dizer amém, ele não quer uma esposa, ele quer um apêndice. O papel de protagonista é dele, você foi escolhida como coadjuvante e jamais será promovida a coisa nenhuma além disso. Você sai do papel de uma mulher luminosa e a a ser um lindo abajur decorativo que só brilha quando ele aperta o interruptor.

Se você é mulher e chegou até aqui nesse texto, sei que está ando um filme na sua cabeça. Se você é homem e chegou até aqui nesse texto, permita-me um conselho simples:

Sua mulher não é sua oponente. Ela não está disputando espaço algum com você. Vê-la brilhar argumentando sobre política e economia com seus amigos no churrasco de domingo não deveria te despertar a vontade de tirá-la dali. Sim, ela será irada. Se isso for um problema, essa conversa precisa continuar dentro de um consultório numa bela sessão de terapia.

Leia mais 6p1262

  1. Escritor, médico, advogado, tiktoker: Primeira Página lança espaço de colunistas 2e1d1x

  2. Concerto ‘Trilhas de Cinema’ reúne mais 5 mil pessoas no Parque das Águas 2p1i6i

  3. Anitta é indicada a “Artista Revelação” do Grammy 2023; veja lista de indicados 152e2j

Uma mulher que brilha não pode ser um problema para um homem, e muito menos, para outra mulher. Ocupar espaços que sempre foram majoritariamente masculinos é uma luta coletiva. Levantar a voz e se fazer ouvir é por todas as mulheres, é um caminho que abrimos tirando os espinhos com as mãos para que nossas filhas possam ar por ele.


Escolha para você um amor que te coloque no centro do palco, acenda a luz e coloque uma cadeira a seu lado. Devote seu tempo a alguém que, na hora do aplauso, aponte para você.

A gente não pode se condicionar a ser apenas uma participação especial na história de outra pessoa. Você não merece tão pouco, eu não mereço tão pouco, ninguém merece tão pouco. A apresentação de cada um de nós nessa vida é muito curta para nos contentarmos com os bastidores escuros de uma existência secundária e apagada.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Não Sou Obrigada, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Comportamento! 67j1s

  1. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 4a4k56

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  2. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 5v4g3s

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...

  3. Designer de unhas

    Felipe trocou a furadeira pelo esmalte e virou designer de unhas 3d3817

    Felipe Henrique, de 28 anos, largou a cerca elétrica e se tornou...

  4. Pedal Centro América acontece na tarde deste sábado (11), em Cuiabá. (Foto: Wesllen Ortiz/Primeira Página)

    Pedal Centro América: 10 km de diversão e prêmio em dobro para doadores 6b232d

    Solidariedade e saúde vão andar lado a lado na 12ª edição do...

  5. Quem pariu o bebê reborn que o embale 2a2s3x

    A polêmica do bebê reborn gira em torno da ultraagem da linha...

  6. Apartamento bem decorado

    4 dicas para ter casa de rica ganhando um salário mínimo 6q5s48

    Mesmo com um salário mínimo, dá para transformar sua casa e ter...