Na véspera do aniversário, Ranulfo se torna o condutor mais idoso de MS 56721n
Habilitado há 65 anos, ele chegou ao Detran-MS (Agência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) no próprio carro 2x2q6m
Você sabe quantos anos tem o condutor ativo mais idoso de Mato Grosso do Sul?
101 anos.
É isso mesmo. Às vésperas de completar 102 anos, Ranulfo Custódio Alves se tornou o condutor ativo mais idoso de Mato Grosso do Sul ao renovar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Camapuã – cidade a 129 quilômetros de Campo Grande.

O momento foi marcado por emoção. Isso porque o documento reafirma a ele o direito de continuar conduzindo a própria história.
Habilitado há 65 anos, Ranulfo chegou ao Detran-MS (Agência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) no próprio carro. Ansioso, a primeira pergunta foi: “Vou conseguir renovar por quanto tempo?”.
Ranulfo foi aprovado no exame médico e teve a CNH renovada por três anos. O médico responsável, Osvaldo Góis Figueiredo, se emocionou ao atendê-lo.
“A idade que você tem, lucidez e vontade de trabalhar, e viver a vida é irável.”
Ranulfo
Nascido em 27 de maio de 1923, em Três Lagoas, Ranulfo mudou-se para Camapuã em 1941 em busca de trabalho. Trabalhou duro, formou família e hoje se orgulha da própria trajetória. Pai de sete filhos, avô, bisavô e até tataravô, acompanha de perto a rotina na fazenda, toma decisões por conta própria e zela por sua independência.
“Meus filhos não sabem o que eu tenho, o que eu devo. Eu que cuido de tudo. Eu que decido tudo”, afirma com firmeza.
Ranulfo
Sua rotina se divide entre a cidade onde mora, a fazenda e a casa da filha caçula, em Campo Grande. “Hoje eu estou fazendo tudo para ficar no lugar que eu gosto. Se Camapuã não está bom, vou para a fazenda. Se na fazenda não está bom, vou para Campo Grande. Não fico parado por dias porque já não trabalho mais e sou muito impaciente”, revela.

De fala mansa, mas decidida, ele explica por que faz questão de manter a habilitação em dia. “Pra mim, o importante é ter minha vida com liberdade”.
Para Ranulfo, a prudência é um princípio inegociável: “Guio devagar, não o de 70km/h. Mantenho meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, que me ultrae”.
Quem via Ranulfo ali entendeu que naquele momento não era apenas um senhor renovando a CNH. Era um símbolo vivo de lucidez, dignidade e resistência.
Legislação 5w6439
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com as alterações da Lei nº 14.071/2020, a validade da CNH varia conforme a idade do condutor e a avaliação médica:
- Até 49 anos: validade de até 10 anos;
- De 50 a 69 anos: validade de até 5 anos;
- A partir de 70 anos: validade de até 3 anos.
Condutores com mais de 90 anos 622a2k
Um levantamento do Detran-MS aponta que há 208 condutores com mais de 90 anos que renovaram a CNH nos últimos cinco anos no estado. Entre janeiro e abril deste ano, 15 motoristas dessa faixa etária renovaram o documento. No mesmo período de 2024, foram 17 renovações.
Casos como o de Ranulfo — com mais de 100 anos e plenamente ativo — são raros. Ele lidera a pequena lista de centenários que fazem questão de manter a habilitação em dia. A segunda condutora centenária é de Campo Grande, e o terceiro, de Bela Vista.