Maciely deixou a fisioterapia para evangelizar através de arte sacra 495e42
Há três anos, a artesã campo-grandense expõe suas peças em feiras de Campo Grande 5v1e2p
Usar o dom que recebeu de Deus para levar amor e fé. É assim que a artesã campo-grandense Maciely Cristofoli Cavalli, de 37 anos, escolheu levar a vida. Por suas mãos, imagens sacras ganham cores e se transformam em bênçãos na casa de quem se encanta com o trabalho exposto em feiras da capital de Mato Grosso do Sul.
Maciely é fisioterapeuta de formação, mas viu no artesanato um novo caminho.
A história dela começa bem antes da primeira imagem pintada. É de berço. Quem conta isso é a mãe de Maciely, Cleuza Cristofoli Cavalli.
“Eu fazia crochê e ela tentava fazer também, mas não se saiu bem”, Cleuza
Cleuza Cavalli
“Eu não conseguia, tinha vontade de arrebentar o fio”, Maciely
“Aí ela começou a pintar caixinha, ali do meu lado”
Das caixinhas, Maciely começou a fazer bonecas de pano e por fim recebeu da prima o primeiro pedido para pintar uma imagem sacra: a Sagrada Família – Maria, José e Jesus.
A alegria daquele “presente” fez com que ela se aventurasse a fazer a mesma imagem para o próprio casamento; foi ela quem produziu e pensou em todos os detalhes da cerimônia: as lembrancinhas para os padrinhos e madrinhas, as taças dos noivos, o lenço para os pais e até bonecas para as daminhas.
A partir daquele momento, Maciely decidiu mergulhar no mundo das cores e da fé.

Se a fé católica herdou da família – que desde sua infância participava dos eventos da igreja – as técnicas para se tornar uma artesã profissional precisaram ser estudadas. Aos poucos, Maciely aprendeu a fazer as tintas para chegar ao tom que sente ser o certo, além de descobrir jeitos diferentes de fazer peças tradicionais, imprimindo sua identidade no trabalho.
“Sempre procuro trazer coisas diferentes para os meus clientes; tenho os terços de profissões, o terço bordado. Essa técnica só eu faço em Campo Grande”.
Maciely Cristofoli

Entre linhas, pedrarias, tintas e verniz, ela encontrou mais do que uma profissão; encontrou um meio de evangelizar!
“Quero que você olhe para ela [imagem sacra] e veja Deus. Cada peça que vendo, vai com um pedacinho de mim. Eu converso com as imagens, falo que elas vão abençoar o lar de alguém”.
Maciely Cristofoli
Maciely estuda a trajetória de cada santo que pinta e assim, a a história para quem se aproxima da sua banca nas feiras.
As cores e os detalhes que dão vida à imagem também são pensadas com carinho; mesmo que seja necessário comprar e arrebentar um colar para ter a pedra ideal. E foi assim, que ela também descobriu a própria devoção.
“As pessoas perguntavam a que santo eu era devota e eu não sabia responder. Aí comecei a perceber que demorava mais que o normal nas imagens de São José, que depois que terminava não queria vender. Foi assim que descobri minha devoção”.
Maciely Cristofoli
Mas não é só sobre a sua fé. São dias dedicados ao outro. A levar e incentivar a devoção das famílias, por isso, ela sempre busca ouvir e encontrar os santos pedidos por quem conversar com ela; foi assim com a Nossa Senhora do Pantanal; uma imagem difícil de encontrar, mas que Maciely fez questão de pintar para os devotos de Mato Grosso do Sul.

O sentimento transmitido para as peças é tanto, que quando não está bem, Maciely faz o que geralmente é impossível para ela: para de produzir.
Nos dias normais, de manhã ela se dedica a trabalhar no depósito de material de construção da família e todo o resto do dia as suas peças.
“Para mim não é trabalho, eu não sinto. Vejo filmes fazendo minhas peças, é minha terapia.
Maciely Cristofoli
Há três anos, Maciely expõe suas peças em três feiras: a Bosque da Paz, a Feira Mixturô, na Praça do Peixe e a feira do Coopharádio. Seu trabalho também pode ser visto no Instagram.
Comentários (10) 4t463g
Muito talentosa ????
Maciely, sou sua fã. Te conheço faz pouco tempo mas o suficiente para irar seu trabalho e coração. Você é linda e muito iluminada. Que Deus continue abençoando suas mãos, a sua criatividade, o seu talento enfim o seu ser maravilhoso que é.
Maciely, que Deus e São José continue abençoando seu dom.
Suas mãos e sempre lhe dando sabedoria.
Lindo seu trabalho
Parabéns pelo seu dom Nossa Senhora te proteja que suas mãos seja benção na vida de cada pessoa que adquirir suas santinhas seus terços DEUS ABENÇOE
Me emocionei com sua história, Maciely é uma querida que transborda o que existe no coração para a arte sacra, parabéns Macy você merece o mundo ❤️?