Empreendedorismo, independência financeira e o conforto de recomeçar 4q6v4u
Lá no fundo, a mulher que não tem guarida está sempre temendo o pior 2q3vv
Minha mãe pinta telas desde que era menina. Usa espátula e tinta a óleo, uma técnica dificílima. Dona de um talento extraordinário para o desenho, meu avô a incentivava a ser arquiteta, mas morreu quando ela tinha 14 anos e esse sonho nunca virou. Ela ganhava a vida como projetista, desenhando móveis em uma fábrica, e pintando ao finais de semana. Ganhou prêmios, os quadros dela até hoje enfeitam inúmeras casas por aí, mas quando as dificuldades chegaram, ela parou de pintar. Minha mãe nunca teve chance de transformar seu enorme talento em ganha-pão.

A vida difícil da minha mãe me ensinou uma lição preciosa: jamais depender.
A ideia de ter alguém provendo a comida na minha mesa é tentadora e confortável, confesso. Tem dias que eu só queria não ter a obrigação de entregar nada, de encontrar pessoas, de criar coisas e simplesmente não contribuir com o PIB do meu país em absolutamente nada.
Por outro lado, saber que ninguém pode me tirar o que conquisto todos os dias porque é fruto do meu esforço, é uma segurança que não tem comparação.
A gente não sabe o dia de amanhã. Hoje sua vida está estruturada e linda, tudo funcionando, amanhã numa curva qualquer tudo muda. Se o sustento da casa é responsabilidade de outra pessoa, mil coisas podem acontecer e você ficar à deriva. Sei que no fundo, lá no fundo, esse medo existe, por mais seguro que possa parecer o barco em que (ora) navegamos.
A independência te garante um norte se tudo ao seu redor simplesmente ruir. Não falo só de dinheiro.
Fazer do próprio talento um ganha-pão, ecoa na vontade ancestral de milhões de mulheres que tiveram seus dons sublimados pelo cuidado doméstico. Trabalhar o talento exige tempo, espaço, foco, condições.

Quando essa insegurança bater e você não souber por onde começar, firme os pés no chão:
Quer empreender? Procure os cursos gratuitos do Sebrae. Estude, entenda seu nicho, faça seu planejamento e depois abra seu MEI, pague direitinho seus impostos, aprenda a usar as redes sociais para alavancar seu negócio.
Parou de trabalhar há muito tempo e está com o currículo desatualizado? Procure cursos de qualificação gratuitos na internet, um EAD, ou um curso presencial de graça, faça os que se encaixarem melhor na sua experiência, ou no seu sonho.
Quer começar imediatamente? Procure as instituições do trabalho na sua cidade e vá disposta a começar com calma. Sempre tem uma vaga de recepcionista, de atendente, devagarinho você vai crescendo, compondo carreira. Logo mais faz sua faculdade, sua especialização, e quando piscar estará ensinando outras pessoas a fazerem o mesmo.
O exemplo mais lógico é o da máscara de oxigênio. Há uma razão para colocar a máscara primeiro em você, em qualquer emergência. Ter um plano B não vai atrair nada para a sua vida, pelo contrário, vai te dar a segurança de dormir sabendo que tem uma alternativa, se o destino virar tudo do avesso.

Se você me permite uma opinião bem pessoal, sinceramente, nunca me arrependi de focar na minha carreira, mesmo quando fazia mais sentido ter uma vida sossegada em casa. Quando meu próprio castelinho desmoronou, tinha uma razão para sair da cama pela manhã e continuar caminhando, enquanto tudo se acomodava ao redor. Eu tinha um propósito. Tudo o que você fizer nessa vida por si mesma é investimento, uma aposta que não dá errado.
Você pode discordar e eu respeito, embora fique com o coração apertado porque se pudesse te impedir de sofrer, essa seria minha opção. Sempre digo que uma mulher que saiu do fundo do poço tem a obrigação de jogar a corda para a outra que está tentando subir, então, vou te dar duas coisas para levar em consideração:
Sua carreira não vai acordar amanhã dizendo que não te ama mais.
Ninguém tem mais interesse na sua felicidade do que você mesma.
Em agosto minha mãe voltou a pintar. Seu talento, silenciado por tantos anos pelas dificuldades da vida, teve espaço para florescer e ela já pintou 4 obras novas desde então. Semana ada uma pessoa quis comprar um dos seus quadros e ela ficou toda animada, fazendo planos para juntar dinheiro e comprar uma geladeira. É o talento virando ganha-pão, mesmo que seja aos 64 anos.
O amor-próprio é uma armadura, mana. Use-a para todas as batalhas dessa vida, ainda que elas cheguem quando você acha que não precisa mais lutar.
@jnaujorks #empreendedora #empreendedorismofeminimo #divorcio #resiliencia #jaquelinenaujorks ♬ som original – Jaqueline Naujorks
Comentários (2) 5a601i
Obrigada por compartilhar conosco essa história linda!
Nunca desista dos sonhos!!!