E eu nem queria ser mãe 3y5l2k

É proibida a entrada de crianças! 3o5y1i

Eu estava ali, sozinha. Minhas duas crianças estavam na escola, mas quantas vezes estive em cenários como aquele, acompanhada deles, por não ter opção? 383p6e

O aviso poderia estar numa porta de balada às 23h, numa pista de corrida ou qualquer outro cenário incabível para crianças, mas, não, era uma placa em uma clínica de exames. Destas que colhem sangue, fazem ultrassom, testes cardiológicos.

proibidaaa
Placa que sinaliza a proibição da entrada de crianças em um recinto (Foto Reprodução)

Óbvio que entendo não ser um local ideal aos pequenos, porém, quando bati os olhos naquele recado, me formou um nó na garganta.

Eu estava ali, sozinha. Minhas duas crianças estavam na escola, mas quantas vezes estive em cenários como aquele, acompanhada deles, por não ter opção?

Isso porque falo de um lugar de privilégio em que tenho apoio familiar e divisão de cuidado com o meu companheiro para com nossos filhos. Nem de longe minha situação se assemelha a de uma mãe solo.

Dói a alma saber que, diante de placas como aquela, mulheres simplesmente desistem de si, mesmo que temporariamente. E não tô dizendo exatamente àquela situação. Em muitos lugares nem é preciso placa. O ambiente hostil com criança é um convite à exclusão de mães.

Ao questionar nas minhas redes sociais sobre o que a mulher deixou de fazer após a chegada da maternidade, as respostas foram muitas. Do clássico “nunca mais dormi” ao abandono do cuidado trivial com a saúde. Vocês não têm noção de quantas mulheres mães me disseram que estão perdendo os dentes por não ter como ir ao dentista.

Outras muitas me confessaram que a última ida ao ginecologista foi no pós-parto, dois, três anos atrás. Aí está o início de uma reação em cadeia quando o assunto é saúde. Como conseguir prevenir algo se sequer podemos ir ao médico em emergências?

A gente se negligencia em detrimento do cuidado ao outro. A gente se adia porque simplesmente não há outra alternativa nos primeiros anos de vida do filho. Vejam bem, este texto diz respeito a mulheres sem qualquer rede de apoio. Pode parecer fácil resolver “é só deixar com alguém por umas horas”.

Tá, mas alguém quem?

Outros relatos justificam a desistência materna em sair de casa: crianças não são toleradas. Desde renovar a CNH a ir numa consulta médica, mulheres relataram constrangimento quando surgem no local com suas crianças a tiracolo.

Leia mais 6p1262

  1. Os cabelos malucos que enlouqueceram as mães brasileiras 5az3k

Uma delas me revelou ter deixado a criança com a recepcionista para poder fazer um de exame de vista. Era a única forma de conseguir. E obviamente, mesmo sabendo que era a única solução naquela hora, depois veio a culpa “deixei meu filho com uma estranha”.

Aos olhos de quem não faz ideia do que é isso, pode parecer exagero. Se esquecem que filho é responsa das bravas e presença integral na vida da mãe. Não tem jeitinho. Ah, mas eles crescem! Sim, sabemos, porém, estamos aqui listando coisas básicas como fazer exame médico, coisa que não tem como adiar por uma década até que a criança cresça.

A real é que a sociedade te convida à vida roteirizada do namorar/casar/procriar, só que depois disso o discurso muda de tom drasticamente ao mais puro suco do “quem pariu mantém e o embale”.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista E eu nem queria ser mãe, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Comentários (1) 1j10k

  • Brigida Aparecida da Silva Godoy

    O autor da placa deve ter queimado etapas,já saiu do útero, direto para a velhice,pois quem pensa assim já morreu ,ou nem nasceu, infelizmente e saiba que é positivo o aviso:boicote já,pois onde não aceitam crianças nem vou, falência para eles,pois de sentimentos e respeito já faliram ???????????????

Leia também em Comportamento! 67j1s

  1. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 1t641e

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  2. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 3z5w6h

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  3. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 4a4k56

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  4. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 5v4g3s

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...

  5. Designer de unhas

    Felipe trocou a furadeira pelo esmalte e virou designer de unhas 3d3817

    Felipe Henrique, de 28 anos, largou a cerca elétrica e se tornou...

  6. Pedal Centro América acontece na tarde deste sábado (11), em Cuiabá. (Foto: Wesllen Ortiz/Primeira Página)

    Pedal Centro América: 10 km de diversão e prêmio em dobro para doadores 6b232d

    Solidariedade e saúde vão andar lado a lado na 12ª edição do...