E eu nem queria ser mãe 3y5l2k

É preciso uma aldeia para criar uma criança 375w1e

Na correria da vida adulta, porém, sabemos que a aldeia se perdeu. É difícil que pessoas consigam, durante seus intervalos de descanso, ser rede de apoio 604i6g

Escrevo esse texto com meu coração quentinho e olhos marejados. É preciso uma aldeia para criar uma criança, já dizia ditado africano. Na correria da vida adulta, porém, sabemos que a aldeia se perdeu. É difícil que pessoas consigam, durante seus intervalos de descanso, ser rede de apoio.

evelynecaetano
Evelyn, minha amiga de fé, irmã, camarada com Caetaninho durante a festa da firma (Foto TV Morena)

Mas, mesmo na individualidade do estilo de vida contemporâneo, vi no último fim de semana que quando possível a aldeia se forma. Como num casamento em um restaurante sem espaço kids em que todos se unem na distração dos pequenos e os noivos se desprendem do protocolo para cantar parabéns em volta do bolo para não frustrar as crianças.

Sim, gente, Maria Cecília e Caetaninho viram o bolo e docinhos do casório e não paravam de pedir para cantar parabéns. Depois do discurso e das declarações de amor, meus amigos Geisy (que também é repórter comigo aqui no Primeira Página) e o Paulo não pensaram duas vezes. Puxaram um sonoro parabéns acompanhado pelos convidados. Foi lindo demais com meus pequenos.

Mariazinha mais uma vez ganhando colinho desta vez da tia Maressa (Foto Arquivo Pessoal)

Já no domingo, durante a festa de fim de ano da TV Morena, empresa que tenho a honra de integrar, simplesmente festei. A mãe ficou ON, muito ON (tanto que sequer tenho foto), mas isso só foi possível porque minhas crianças aram de braço em braço.

Poderiam ter me julgado por estar bebendo e dançando como se não houvesse amanhã, mas fizeram o contrário, me permitiram aproveitar como há muito tempo não fazia. Não vou nominar ninguém aqui porque certamente vou pecar pelo esquecimento, mas quero deixar meu registro mais sincero de gratidão.

Dizer, meus caros colegas, que pode parecer simplório, porém tem uma significância enorme esse cuidado. Muito mais do que se fosse comigo mesma. Cuidar dos filhos é cuidar da mãe também.

lorenaecaetaninho
Tia Lorena também com Caetaninho no colo pra mamãe aqui festar (Foto TV Morena)

Quem dera todo mundo tivesse essa consciência, essa doação de tempo mesmo que curto para ver os pais caindo na diversão. Sim, o pai das crianças, meu companheiro, também aproveitou (não tanto, confesso).

Estendo o agradecimento aos amigos que em outras ocasiões foram apoio. Estes momentos são o resgate daquela mulher que um dia pôde festar, dormir até tarde, pegar um cineminha, sair num fim de tarde. São esses fôlegos que nos enchem os pulmões quando o batidão das crianças fazem a gente sufocar.

geisyemaria
Geisy de noiva e Mariazinha logo após o “parabéns” do casório (Foto Arquivo Pessoal)

Caso você esteja lendo este texto e ainda não exerça a função “rede de apoio” por falta de tempo, fica aqui a dica para colocar em prática nas festas de fim de ano. Cuidar do filho alheio para que a mãe coma, interaja, se sinta inserida para além da área kids.

Pense que você terá muitas outras festas, baladas, saídas, mas aquela mãe, pelo menos por ora, tem que escolher a dedo quando sair por motivos que estão além da sua vontade.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia mais 6p1262

  1. Tá, mas cadê a mãe desta criança? 1y3j5t

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista E eu nem queria ser mãe, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Comportamento! 67j1s

  1. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4a2j5m

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  2. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1r666

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  3. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 1t641e

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  4. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 3z5w6h

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  5. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 4a4k56

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  6. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 5v4g3s

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...