Dom Mário lamenta morte do Papa e destaca proximidade de Francisco com o povo 486xh
O arcebispo metropolitano de Cuiabá, que esteve com o Papa Francisco em várias ocasiões, descreve o líder da Igreja como “uma página viva do Evangelho” 4a333q
A morte do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21), gerou comoção entre fiéis e lideranças católicas em todo o mundo. Em Cuiabá, a Arquidiocese prestará uma última homenagem com a celebração da Santa Missa de Sufrágio pela alma do pontífice às 18h30, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
O arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, que esteve com o Papa Francisco em várias ocasiões no Vaticano, lamentou profundamente a partida do líder católico, o qual ele descreve como “uma página viva do Evangelho”.

Segundo Dom Mário, o Papa deixa um legado de fé, diálogo e proximidade com o povo. “Mesmo à distância, esteve sempre presente em nossas orações e ensinamentos. Ele convocava a Igreja a ser unida e missionária”, afirmou.
Dom Mário também destacou a forma afetuosa como o Papa Francisco tratava os bispos e fiéis em seus encontros.

“É muito amável. Ele se aproxima e deixa você se fazer próximo dele. Dizia sempre: sejam próximos de Deus, de si mesmos, dos demais bispos, e não se esqueçam de ser próximos do povo”, relembrou o arcebispo.
Em nota oficial, a Arquidiocese de Cuiabá classificou Francisco como “um homem de fé inabalável, pastor próximo do povo e incansável promotor da paz, do diálogo e da misericórdia”. A nota também exaltou seu pontificado como exemplo de “simplicidade evangélica, cuidado com os pobres e zelo pela casa comum”.
Encontro com o Papa: lembrança pantaneira 3i2p

Em 2022, durante a tradicional “Visita ad limina apostolorum”, Dom Mário e outros bispos do Centro-Oeste brasileiro levaram ao Papa Francisco presentes típicos do Pantanal, como uma viola de cocho, uma imagem de Nossa Senhora do Pantanal e uma coroa indígena terena. O encontro durou cerca de 2h30 e aconteceu no Vaticano.

Na ocasião, Francisco demonstrou alegria com os presentes e reafirmou seu carinho pelo povo brasileiro e pelas expressões culturais regionais.
Missa em Cuiabá k2p68
A missa de sufrágio será aberta ao público e deve reunir fiéis da capital mato-grossense para orações e homenagens ao primeiro papa latino-americano, que ocupou o pontificado por 12 anos.