Diversidade - Vozes que somam 2z262u
A diversidade é sempre algo que enriquece a cultura de um povo, preserva a identidade cultural e promove um diálogo intercultural, desde que vista e vivida com muito respeito. 3j273b
Diversidade significa algo que é diverso, é o mesmo que variedade, pluralidade. É um termo que ou a ter um conceito amplo, abrangendo diversas dimensões da existência.
A humanidade foi incluída nesse aspecto em seus contextos sociais, culturais, biológicos, ambientais e organizacionais em diferentes vertentes. Refere-se a indivíduos ou grupos de pessoas com uma gama de características semelhantes e diferentes entre si, o que os torna diversos. (Veja o vídeo no final do artigo).

As múltiplas diferenças da humanidade são claras e há muito conhecidas, como por exemplo no aspecto cultural, visto em um mesmo povo, que pode desenvolver diferentes culturas e mantendo todas elas e suas tradições, como é o caso da preservação da arte e da linguagem indígena e da arte afrodescendente.
A diversidade é sempre algo que enriquece a cultura de um povo, preserva a identidade cultural e promove um diálogo intercultural, desde que vista e vivida com muito respeito.
A diversidade cultural já traz o respeito à diversidade étnico-racial, cuja proposta seria a valorização da história de um povo e o combate ao racismo, com diminuição de discriminações e desigualdades, e proposta de oportunidades iguais para todos, com mais direitos aos grupos minoritários.
O gênero e a orientação sexual impõem outra grande diversidade muito estudada e discutida nos dias atuais e que merece um capítulo à parte, que veremos brevemente. Também aqui há uma preocupação crescente com a igualdade de pessoas diversas nesses campos nos diferentes espaços da vida, principalmente no mundo profissional.
As várias gerações, desde os Baby Boomers, também procuram se sobrepor socialmente e no mercado de trabalho. Os programas de mentoria reversa possibilitam que jovens ensinem idosos no manejo da tecnologia.
A religião, com seus diferentes ramos, principalmente dentro das chamadas religiões cristãs, busca a liberdade de culto, garantida por lei. O objetivo religioso deve ser sempre evitar conflitos e promover a tolerância em relação à crença e à fé de cada um, que podem coexistir de forma amistosa.
Programas sociais e bolsas de estudo diminuem a diferença entre ricos e pobres, com oportunidades justas, tanto no o quanto na manutenção de um curso universitário. É mais uma vez um exemplo de diversidade econômica e a busca por seu reconhecimento e respeito.
A compreensão do autismo, do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, da dislexia, por exemplo, como condições de pessoas neurodivergentes, que apresentam diferentes modos de funcionamento cerebral, é também mais um tipo de diversidade, chamada neurocognitiva e que seus defensores procuram a valorização de diferentes habilidades encontradas nessa população.
A diversidade funcional corre atrás de maior ibilidade à população PCD, com garantia de direitos básicos e maior participação social, cobrando dos órgãos competentes adaptação da sociedade para atender as necessidades de todos aqueles que têm necessidades especiais.
A valorização de culturas em diferentes regiões de um mesmo país mostra a diversidade geográfica dessa nação, havendo necessidade de preservar essa diversidade cultural dentro da diversidade geográfica. Assim também deve ser feito em relação à diversidade linguística em que dialetos próprios de uma região, quando existentes, devem ser mantidos e valorizados.
Há, ainda, os defensores do meio ambiente, do ecossistema, constituindo a diversidade biológica ou biodiversidade, que luta pela preservação de biomas e combate a extinção de fauna e flora, visando ao equilíbrio ecológico e à vida do planeta.
É importante compreender que a diferença promove soluções mais criativas e que diversidade não significa apenas tolerar a diferença, mas integrá-la para promover equilíbrio e justiça, com respeito a todas as vozes, de todas as cores e de todos os gêneros.
Agindo dessa maneira, com respeito às diversidades, estaremos propiciando o desenvolvimento de tolerância e empatia, com melhora dirigida à saúde mental da pessoa diversa, assim como à nossa própria saúde.