Jaqueline Naujorks

Não Sou Obrigada t2f5x

Dia da Mulher: tá na hora de virar o disco! 6g6y49

Agradeço o bombom, mas nós precisamos conversar. f3s3m

Chegou a semana do Dia da Mulher e com ela a enxurrada de discursos requentados, textos cheios de clichês, bombons grampeados num cartão com mensagem copiada da internet e homenagens que apenas reforçam estereótipos que a gente não a mais. Tá na hora de virar o disco. Venha cá que vou te explicar por que precisamos conversar sobre isso.

dia da mulher coluna

A mulher não é guerreira. Ela é sobrecarregada.
Você não está homenageando uma mulher quando reconhece que ela trabalha feito uma condenada para ganhar algum dinheiro, e quando chega em casa ainda precisa limpar, lavar, ar, cozinhar, e cuidar da criança, do idoso, do doente ou do marido. Mulher nenhuma acha isso lindo, e se tivessem escolha, jamais desejariam uma jornada tripla. Parem de romantizar a exaustão.

A mulher não é uma mistura de força e delicadeza. Ela é uma sobrevivente.
Somos cheias de cicatrizes, o resultado de inúmeras realidades difíceis: abandono, pobreza, abuso, famílias disfuncionais, assédio, competição, machismo cotidiano, pressão estética, ansiedade. Ela é forte porque precisa ser, e acredite, também é delicada porque precisa ser.

A mulher não é a rainha do lar, é uma funcionária com expediente infinito. Ser dona de casa é cansativo, um trabalho não-remunerado que não tem fim, que não dá trégua – sábado, domingo, feriado, enquanto todos descansam é ela que cozinha, lava e limpa. Ser a rainha do lar é a realização suprema para muitas mulheres, socializadas para amarem essa rotina, e tá tudo bem se essa foi a escolha delas. Mas sinceramente, aposto que a mulher da casa na verdade adoraria ser a rainha do sofá, rainha do descanso, rainha da série, rainha da pizza, rainha do restaurante chique, rainha das férias remuneradas, ou apenas uma mulher sem a obrigação de cuidar de tudo.

Todo ano no dia 8 de março é essa mesma função. Recebemos cumprimentos de pessoas que am os outros 364 dias do ano sem demonstrar uma gota de respeito. O cara não é capaz de responder um “Boa Tarde” sem reparar na sua aparência e na primeira oportunidade levanta a voz, mas no dia da mulher ele a por você e diz “Parabéns pelo seu dia”. Dá vontade de mandar ~catar coquinho~ (insira aqui seu palavrão favorito).

O cara aponta lá adiante com aquele botão de rosa artificial e eu já estou na porta do recinto, de posse da minha bolsinha, saindo pela tangente. Acho lindo o presente simbólico, mas uma nota de 100 reais também é super simbólica e aposto que toda mulher prefere sua parte da homenagem em dinheiro. Ou pix. A rosa fazia sentido naquele tempo em que mulher não pagava as contas sozinha.

Veja bem, não acho chato existir um dia para homenagear a mulher. Acho chato ver que até o Enem lembra de valorizar a figura que opera o cuidado invisível em outra época do ano, que não o mês de março. Os tempos mudaram, tá na hora da gente evoluir também no entendimento do simbolismo dessa data.

Podemos pegar toda essa deferência contida no dia 8 e fracionar em doses homeopáticas para todos os demais dias. É só tomar aquele comprimido diário de noção, para tratar com mais respeito as mulheres ao seu redor: é corrigir seu primo que é estúpido com a esposa, dar um toque no amigo que se orgulha de trair a namorada, confrontar o paizão de instagram que não se importa com os filhos ou usar sua voz para impedir que uma mulher seja humilhada no seu ambiente de trabalho.

dia da mulher 2

O dia 8 de março não é uma data florida, é uma data política. Parabenize sim a mulher, mas não com a condescendência costumeira de quem dá graças a Deus por ser obrigado a reconhecer o que ela faz só uma vez ao ano. Facilite a caminhada das mulheres ao seu redor, que eu tenho certeza que você será lembrado por elas com o mesmo respeito, em todos os demais dias do calendário.

Que o dia da mulher te lembre que somos literalmente responsáveis por gerar vidas. Isso é poder, o resto é construção social. Feliz dia do que só a gente sabe.

Leia mais 6p1262

  1. Maternidade compulsória: não sou obrigada a ser mãe 2y6u5u

  2. Taxa rosa: tudo que é feminino custa mais caro 4e4d5g

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Não Sou Obrigada, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Comentários (5) 6s624v

  • Maria Dajuda

    Bem isso. Parabéns pelo texto, merece e será compartilhado.

  • Evelyn

    Maravilhosa, sensata e certeira.

  • Daiana Alves

    Estamos cansada de termos que carregar o mundo nas costas e ainda sorrir pra todos. Isso só gera uma coisa Ansiedade em uma geração de mulheres que só queriam só poder ser um dia mulher.

  • Ana

    Texto maravilhoso que representa cada mulher ? confesso que chorei por que parece que vc contou a minha história. Obrigada por ser a nossa voz .

  • Maria

    Quem gosta de flores é defuntos, já dizia a saudosa Dercy Gonçalves. Nós mulheres queremos e merecemos Respeito e dinheiro também.

Leia também em Comportamento! 67j1s

  1. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 1t641e

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  2. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 3z5w6h

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  3. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 4a4k56

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  4. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 5v4g3s

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...

  5. Designer de unhas

    Felipe trocou a furadeira pelo esmalte e virou designer de unhas 3d3817

    Felipe Henrique, de 28 anos, largou a cerca elétrica e se tornou...

  6. Pedal Centro América acontece na tarde deste sábado (11), em Cuiabá. (Foto: Wesllen Ortiz/Primeira Página)

    Pedal Centro América: 10 km de diversão e prêmio em dobro para doadores 6b232d

    Solidariedade e saúde vão andar lado a lado na 12ª edição do...