Não desista! Por mais que seja clichê, uma frase pode mudar a vida de alguém 6g3x1o

Projeto Clichês na Rua compartilhou com o Primeira Página depoimentos enviados por pessoas que se sentiram tocadas por frases espalhadas em Cuiabá e Várzea Grande, e desistiram do suicídio. 6z2c4b

“Calma, ainda há tempo”. Diante da correria do dia a dia, se deparar com uma simples frase como essa, colada a um poste no centro da cidade, pode ser o alento que alguém precisa diante das dificuldades do cotidiano. Ações como essa, promovidas pelo projeto “Clichês na Rua”, mostram que a iniciativa não tem sido em vão.

cliches na rua
Ação social “Clichês na Rua” espalha frases de amor e encorajamento por cidades de MT. (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Neste mês, também conhecido como Setembro Amarelo, por causa da campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Talissa Costa Briante Azevedo, uma das criadoras do projeto, compartilhou com o Primeira Página depoimentos enviados por pessoas que se sentiram tocadas pelas frases que os voluntários espalham pela cidade.

“Eu ia me jogar da ponte entre Várzea Grande e Cuiabá. Senti aquele frio, o tempo parece que parou, mas olhei no chão e vi uma mensagem. Mudei de ideia na hora! Saí chorando e pensando na besteira que ia fazer. Obrigada. Vocês salvaram minha vida”, relata um seguidor do projeto que prefere não se identificar.

Os pontos onde são colocadas as mensagens tendem, em sua maioria, a serem locais movimentados, principalmente onde acontecem mais tentativas de suicídio, como as pontes da cidade. Para Talissa, este tipo de retorno é o que os motiva a continuar.

print cliches 2
Seguidora desiste de suicídio após ler frases do projeto na Ponte Sérgio Motta. (Foto: Reprodução/ Captura de Tela)

“Nós amamos ver o depoimento de pessoas que desistiram de suicídio; que desistiram de desistir de uma faculdade; que estavam um dia ruim, apressadas e viram aquela frase e aquilo foi um acalento, uma mentalidade nova pra pessoa. Tudo isso com certeza fortalece o nosso trabalho, os voluntários, e fortalece essa chama dentro do nosso coração”, destaca.

Clichês na Rua 301l51

A ação social criada por ela e Thiago Barboza Azevedo conta com mais de 11,2 mil seguidores na página do projeto no Instagram e reúne aproximadamente 60 voluntários em Cuiabá e em outros municípios e estados como Goiânia, São Paulo, Campo Grande e Sinop – além daqueles que ajudam em ações específicas.

“O Clichês na Rua surgiu em 2015, quando nós percebemos que em Cuiabá não tinha muita arte de rua e nós queríamos levar o amor através das frases pelas ruas. Em uma sociedade cada dia mais imediatista, que acredita que o amor é um clichê, nós viemos exatamente com um clichê pra dizer ‘tudo que é clichê, tem sim poder’”, destaca Talissa.

Vídeo publicado pela página, com narração baseada em depoimento recebido por um seguidor. (Vídeo: Arquivo pessoal)

O projeto possui um espaço físico na Avenida Barão de Melgaço, em frente à Câmara dos Vereadores, onde são vendidos produtos para ajudar a custear as ações. Todo o valor arrecadado é 100% revertido para o projeto.

Setembro Amarelo 1m2144

A campanha existe desde 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Precisa de ajuda? 254w3h

O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Comportamento! 67j1s

  1. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4a2j5m

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  2. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1r666

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  3. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 1t641e

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  4. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 3z5w6h

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  5. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 4a4k56

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  6. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 5v4g3s

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...