Bispo de MT mostra túmulo de Francisco e acompanha início do conclave 4w1a2e
A escolha do novo papa começa nesta quarta-feira (7) com a missa para a escolha do pontífice a1o4w
O bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), Dom Maurício Jardim, está no Vaticano, em Roma, para acompanhar a escolha do novo Papa, após a morte de Francisco no dia 21 de abril. Embora não participe do conclave como eleitor, ele representa a diocese mato-grossense. O bispo afirmou que este é um momento forte de oração e unidade para os católicos.
A escolha do novo papa começa nesta quarta-feira (7) com a Missa Pro Eligendo Pontifice para a escolha do pontífice.
A missa será presidida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, chefe do colégio cardinalício, na Basílica de São Pedro, às 10h, horário local (4h no horário de Mato Grosso).
Veja vídeo do túmulo do papa Francisco 4m6j2l
Em Roma, ele gravou vídeos mostrando o túmulo de Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore. “É um momento muito forte agora e de pedido para todos os católicos de nos unirmos em oração e rezar nesse momento forte para toda a igreja. Até sexta-feira (9) já teremos a eleição do nosso novo papa que queremos acolher com muita alegria”, disse.
Como será a votação? 5q6b2u
A partir de quinta-feira (8), os cardeais arão a votar quatro vezes por dia — duas pela manhã e duas à tarde. Para que um nome seja eleito, são necessários dois terços dos votos: ao menos 89. Ao final de cada rodada, as cédulas são queimadas. A cor da fumaça indica o desfecho: preta, se não houve decisão; branca, se há um novo papa.
Se não houver eleição até o domingo (11), o conclave pode ser temporariamente suspenso para oração e conversas informais entre os eleitores.
O processo pode se estender por até 10 dias de votações, com pausas a cada sete rodadas. A partir da 33ª ou 34ª votação, caso nenhum nome tenha sido escolhido, os dois cardeais mais votados disputam uma espécie de segundo turno — mas a exigência de 2/3 dos votos permanece.