Estudo revela que aroma do café pode reduzir vício em tabaco 2id33

Pesquisadores do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino realizaram um estudo com 60 fumantes, que inalaram o aroma do pó de café; metade deles voltou a fumar 2a4e4d

Sabe aquele cheirinho de café sendo coado? Um estudo, divulgado nesta semana, mostra que o aroma de café, além de ser prazeroso, pode ser um elemento para reduzir o vício em cigarros. Entenda mais abaixo:

Pesquisadores brasileiros descobrem que o aroma do pó de café pode ajudar a reduzir vício no tabaco. (Foto: IlustrativaFreepik)
Pesquisadores brasileiros descobrem que o aroma do pó de café pode ajudar a reduzir vício no tabaco. (Foto: IlustrativaFreepik)

Aroma de café e vício do tabagismo 305g1g

Pesquisadores do IDOR (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino) descobriram, em 2014, que o aroma de café ativa uma região no cérebro, que faz parte de um “sistema de recompensas”.

Ou seja, a estrutura cerebral acionada pela fragrância também pode ser ativada com substâncias psicoativas, como a cocaína.

Basicamente, esse sistema de recompensas é ativado com atividades prazerosas, como escutar música, beber água, ter relações sexuais, ou qualquer outra ação que dê prazer a uma pessoa. Mas, ele acaba sendo mal utilizado por meio de substâncias psicoativas por algumas pessoas, como explica Silvia Oigman, pesquisadora do IDOR.

Foi assim que, durante a pesquisa, a equipe ainda descobriu que o cheiro do café pode ser um elemento para reduzir o vício ao tabagismo.

Durante um ensaio clínico da pesquisa, em 2022 – que durou cerca de seis meses – 60 fumantes inalaram a fragrância de aroma de pó de café e metade deles voltou a fumar. Esse resultado foi divulgado nessa segunda-feira (3), por Silvia Oigman.

Dos 60 fumantes da pesquisa, metade voltou a fumar após inalar aroma de café. (Foto: Ilustrativa/Freepik)
Dos 60 fumantes da pesquisa, metade voltou a fumar após inalar aroma de café. (Foto: Ilustrativa/Freepik)

O objetivo do ensaio clínico era avaliar se o café teria o poder de ativar uma região no cérebro dos participantes e que isso acabasse substituindo a vontade deles de fumar.

Resultados da pesquisa 2d176n

Ainda conforme Oigman, outra parte dos fumantes da pesquisa não inalaram o aroma do pó café, mas um aroma neutro à base de sabão. Desses, 73,3% voltaram a fumar.

Esse resultado, segundo a pesquisadora, mostra um potencial significativo desse tipo de abordagem para tratamento do vício.

Além disso, essas análises deverão servir de base para a equipe em pesquisas maiores que serão realizadas futuramente. A nova fase do projeto está prevista para ser feita antes de 2026.

O projeto final da pesquisa tem o objetivo de usar a fragrância do café para redução do desejo de fumar, ou desejo pelo consumo do tabaco em pessoas que fumam frequentemente.

Fumantes no mundo 2671a

As últimas estimativas do relatório de tendências de tabaco da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado em janeiro deste ano, mostram que existem 1,25 bilhão de adultos usuários de tabaco no mundo.

O vício de fumar mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, sendo mais de 7 milhões dessas mortes resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão das mortes são de fumantes ivos. 

*Com informações da Agência Brasil*

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Ciência! 4r3y58

  1. autismo

    Pesquisa sobre medicação para o autismo busca voluntários de 2 a 13 anos 2v6d4r

    Pesquisa sobre nova medicação para alguns sintomas do autismo está em busca...

  2. Brasil é o país mais geneticamente diverso do mundo, revela pesquisa inédita 194d3s

  3. Cascavel 1

    Pesquisa aponta que veneno de cascavel pode agir contra câncer de mama 3w5u1e

  4. "Bola de fogo" cruza o céu do Brasil e intriga moradores 152k6a

  5. 10 trava-línguas para te ajudar com a sua dicção 4l1v19

  6. peixe

    Bioparque recebe fóssil de peixe com mais de 100 milhões de anos 194ao

    Além do fóssil de peixe, exposição também teve rochas e minerais. ...