Validação de documentos para viver no exterior cresce 104% em MT 32031
A Anoreg-MT (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso) informa que os cartórios de Mato Grosso registraram um aumento de 104%, no segundo semestre deste ano, na busca pela validação de documentos para viver no exterior. Os motivos que explicam esse aumento, segundo a associação, é a pandemia da covid-19, a crise […] 2n6n15
A Anoreg-MT (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso) informa que os cartórios de Mato Grosso registraram um aumento de 104%, no segundo semestre deste ano, na busca pela validação de documentos para viver no exterior.
Os motivos que explicam esse aumento, segundo a associação, é a pandemia da covid-19, a crise econômica que o Brasil atravessa e a falta de esperança de emprego qualificado.

Já a solicitação de vistos para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania teve crescimento de 211%, ando de 736 no segundo semestre do ano ado para 2,2 mil no mesmo período de 2021.
Validação de documentos 4q7149
O serviço pelo qual os munícipes mato-grossenses estão buscando nos cartórios se chama ‘apostilamento’, que é a validação de documentos para uso no exterior, principalmente relacionados a dupla cidadania e formação internacional.
Conforme dados do Colégio Notarial do Brasil, entre junho e novembro de 2021, foram efetuados mais de três mil apostilamentos no Mato Grosso. Comparando com o mesmo período do ano ado, foram validados 1,4 mil documentos.
O propósito da validação de documentos é garantir a validade e segurança jurídica dos documentos pessoais e profissionais dos brasileiros que pretendem viver no exterior.
O apostilamento é utilizado para autenticar e permitir o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros em 118 países. Os documentos mais comuns solicitados são certidão de nascimento, casamento e óbito, escrituras de divórcio, inventário, compra e venda de união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares.
Número de brasileiros no exterior 1r2264
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, houve um aumento de quase 20% no número de brasileiros que vivem no exterior, comparado com o ano de 2018. Essa porcentagem não leva em consideração aqueles que vivem ilegalmente.
O levantamento mostra, ainda, que 4,2 milhões de brasileiros moram atualmente longe do país.
Leia também m1t6i
Intervalo da dose de reforço contra a covid-19 diminui de 5 para 4 meses em MT