Josy é a primeira mulher de MS a completar maratona no Deserto do Saara 5t1v1a
Josy Madruga entrou para história após percorrer 250 km em 7 dias 2id4j
Considerada a maratona mais difícil do mundo, Josy Madruga foi a primeira mulher sul-mato-grossense a completar a Maratona das Areias (Marathon des Sables), no Deserto do Saara. Superando limites, a corredora percorreu 250 quilômetros em 7 dias, divididos em 6 etapas.

Aos 47 anos, Josy relata que os desafios não vinham apenas da areia, mas das tempestades, frio intenso, noites escuras e o medo da solidão, durante o percurso que parecia não ter fim.
“Eu peguei tempestade de areia, peguei frio, peguei noite e peguei o medo de estar na escuridão completamente sem nada. Mesmo sem apoio, ali você se conecta com você e vai. É lindo”, disse.
Por ser uma prova de autossuficiência, cada atleta deve carregar seus próprios mantimentos durante todos os dias da competição. Dessa forma, Josy correu com 10 kg nas costas, em um calor que ultraa facilmente os 50°C.
Leia mais 6p1262
“Você fica muito tempo sozinha. Só que eu acredito que para estar ali, tem que estar 100% bem mentalmente. Pelo menos 80% dessa corrida é você, preparo mental, e o restante é físico”, afirma.
Porém, se engana quem pensa que nos preparativos também não houveram intercorrências. Em 2021, a sul-mato-grossense quase perdeu a vida para Covid-19. “Tive três paradas cardíacas, fiquei entubada, em coma, foi triste. Hoje eu sou outra pessoa. Hoje eu sei viver, eu sei sentir o vento e dar valor em cada coisa”, conta.
ado o desafio, Josy relembra e comemora a superação de medos, angústias e lesões que a tornaram a primeira mulher de MS a completar a prova.
“Foi inacreditável. Ser a primeira mulher e estar ali, vivenciar tudo aquilo que eu vivenciei. Eu não sei explicar, não sei dizer o que eu ei ali porque foi imensurável a energia daquele lugar. Foi incrível”, relatou emocionada.
