Valente: anta supera queimaduras graves e volta a desbravar Pantanal 596s6n

Resgatado com queimaduras severas nas quatro patas, ele ou por meses de tratamento intensivo; assista 1n2zo

Após sobreviver aos devastadores incêndios que atingiram o Pantanal em 2024, a anta Valente recuperou seus os firmes. Resgatado com queimaduras severas nas quatro patas, ele ou por meses de tratamento intensivo com biólogos e veterinários para sua reabilitação. Atualmente, registros mostram Valente correndo e caminhando com vigor.

Anta Valente eando sob arco-íris (Foto: Reprodução/Onçafari)
Anta Valente eando sob arco-íris (Foto: Reprodução/Onçafari)

Com o auxílio de armadilhas fotográficas instaladas na área pelo Onçafari, os especialistas têm registrado momentos incríveis da guerreira.

As imagens mostram Valente caminhando com adas firmes e até correndo, algo impensável meses atrás, quando ele ainda lutava para se movimentar.

De acordo com a equipe da ONG Onçafari, a cicatrização do Valente foi um processo demorado, exigindo diferentes abordagens terapêuticas para regenerar os tecidos afetados.

Mas o esforço valeu a pena: este ano, ele demonstrou uma evolução significativa, surpreendendo a equipe que o acompanha.

Em janeiro, Valente foi transferido para um recinto maior, com 1 hectare de área, repleto de vegetação nativa e um grande açude, permitindo que ele tenha mais liberdade para explorar e se refrescar. O espaço simula seu habitat natural e tem sido essencial para sua readaptação.

Ainda não há uma data definida para a soltura de Valente, mas a equipe de especialistas segue monitorando sua evolução de perto.

Em breve, ele receberá um brinco de rastreamento VHF, permitindo que seus movimentos sejam acompanhados com precisão.

Esse monitoramento será essencial para avaliar sua capacidade de reintegração ao meio ambiente e garantir um retorno seguro à natureza.

Anta Valente comendo em novo habitat (Foto: Reprodução/Onçafari)
Valente comendo em novo habitat (Foto: Reprodução/Onçafari)

Leia mais 6p1262

  1. Onça-pintada surpreende fotógrafo com cena inusitada no Pantanal 3o5239

Curiosidades da Anta 4v2er

Antas estão espalhadas em diferentes cantos do mundo. Existem cinco espécies de antas no mundo: uma na Ásia, uma na América Central e três na América do Sul.

A única fácil de se ver é a anta brasileira, no Pantanal. As antas têm sido chamadas de “jardineiras da floresta” pela sua importância ecológica como dispersoras de sementes das frutas que se alimentam.

A anta é o mamífero terrestre mais pesado da América do Sul. Fêmeas, normalmente, são maiores que machos, e um adulto pesa de 180 a 300 kg. Ela tem 1 metro de altura e mais de 2 metros de comprimento.

Possuem dentes fortes e uma pequena tromba móvel e sensível ao toque que ajuda na alimentação. Tem a visão ruim, mas boa audição e ótimo olfato, farejando o ar constantemente.

O couro é grosso e resistente, protegendo contra predadores e contra a vegetação densa e, muitas vezes, espinhosa. Frequentemente, apresenta cicatrizes na pele decorrentes de ataques de onças, seu principal predador.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (1) 1j10k

  • Paulo

    Que som emite a anta?

Leia também em Animais! 4224b

  1. Símbolo de sobrevivência e retorno à natureza, Ousado devora jacaré à beira de rio 413e1j

    Em um raro e impressionante registro no coração do Pantanal, o fotógrafo...

  2. Onças do pantanal

    Onças-pintadas brigam, uma sai ferida e corre para fugir do abate 3e314q

    Vídeo compartilhado por páginas especializadas em vida selvagem nas redes sociais mostra...

  3. Luz de lanterna revela onça-pintada em estrada de chão no Pantanal 59101t

    Uma onça-pintada foi flagrada caminhando em uma estrada de chão durante safári...

  4. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça y1w5p

  5. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 4c1t6h

  6. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada b2o2r

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...