Seu gato te entende mais do que você imagina, revela pesquisa 4u1l50

Um estudo realizado pela Sociedade Japonesa para Promoção da Ciência e pela Universidade Azabu revelou que os gatos podem desenvolver habilidades de linguagem 3i6v4o

Um estudo realizado pela Sociedade Japonesa para Promoção da Ciência e pela Universidade Azabu, no Japão, revelou que os gatos podem desenvolver habilidades de compreensão da linguagem humana simplesmente ouvindo seus tutores.

Gata preta prestando atenção (Foto: Ana Karla Flores)
Gata preta prestando atenção (Foto: Ana Karla Flores)

A pesquisa sugere que os felinos de estimação prestam atenção ao que as pessoas falam no cotidiano e tentam compreender o que é dito.

Publicada na revista Scientific Reports, a investigação comparou essa habilidade dos gatos com a de bebês humanos.

Para entender melhor a capacidade dos gatos de associar palavras a estímulos visuais, uma equipe de pesquisadores reuniu 31 gatos adultos e os submeteu a um teste de palavras, criado em 1990 para bebês.

Leia mais 6p1262

  1. Câncer de mama em cães e gatos: como identificar e tratar seu pet 5t1m6w

Cada felino foi colocado diante de um laptop, no qual duas imagens de desenhos animados eram exibidas por 9 segundos cada.

Enquanto as imagens avam, áudios dos tutores dos gatos pronunciavam uma palavra inventada repetidamente, por quatro vezes.

Durante a exibição de um unicórnio azul e branco que aumentava e diminuía de tamanho na tela, os tutores repetiam a palavra “keraru”.

Depois, enquanto um sol com rosto vermelho fazia o mesmo movimento, a palavra pronunciada era “parumo”.

A sequência de imagens e sons foi apresentada repetidamente até que os gatos ficassem entediados e perdessem o interesse visual na tela, o que aconteceu com 50% deles.

Após uma pausa, os pesquisadores mostraram as mesmas imagens, mas com as palavras trocadas: “keraru” agora acompanhava o sol e “parumo” o unicórnio. Nessa fase, os gatos reagiram com expressões de estranhamento, como a dilatação das pupilas, e aram 33% mais tempo olhando para a tela, sugerindo que perceberam a troca e ficaram confusos.

De acordo com os cientistas, essa reação indica que os felinos associaram as palavras às imagens originais após apenas duas exibições de 9 segundos.

Saho Takagi, pesquisador da Universidade Azabu e um dos responsáveis pelo estudo, já conduziu outras pesquisas semelhantes. Em investigações anteriores, Takagi demonstrou que os gatos são capazes de reconhecer seus próprios nomes e de associar fotos de seus tutores e de outros gatos que convivem com eles aos respectivos nomes.

E você, é tutor de algum gatinho? Já conversou com ele e teve a impressão de que ele te entendeu? Talvez ele tenha entendido mesmo.

Comentários (1) 1j10k

  • Brigida Aparecida da Silva Godoy

    Um gato chegou perto de mim, e queria água,e o senhorzinho, queria beber e ficava olhando a torneira e para mim e miava , até que entendi que ele queria que a torneira fosse aberta,kkkk malandrinho ? linguagem felina

Leia também em Animais! 4224b

  1. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça y1w5p

  2. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 4c1t6h

  3. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada b2o2r

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...

  4. Onça-pintada: o 'gatinho fofo' do Pantanal que poderia destruir um crânio 19r1l

  5. Inédito: ciclo reprodutivo de águia rara é registrado em Mato Grosso 2b3m40

    Pesquisadores monitoraram ninho na Amazônia desde 2023, obtendo imagens cruciais para a...

  6. Guarda animal durante resgate (Foto: Daniel Sales)

    Bela e perigosa: cobra jararacuçu é cascuda e extremamente peçonhenta 6w6916

    A cobra jararacuçu é linda, tem uma pele cascuda, porém, é venenosa....