Serviço de bem-estar animal quer educar tutores de Campo Grande 61596e

Mobea surge para auxiliar população sobre cuidados voltados a cães e gatos 2g5zd

Em Campo Grande, o Mobea (Serviço de Monitoramento de Bem-Estar Animal), que faz parte das ações de extensão da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), vai monitorar tutores denunciados por maus-tratos. A resolução foi publicada no Diogrande na segunda-feira (7) e regulamenta as ações como forma de reprimir, prevenir e educar tutores, visando garantir o bem-estar de animais domésticos, como cães e gatos.

closeup shot of an adorable and cute brown dog scaled 1

As ações serão realizadas pelos servidores, que deverão obrigatoriamente contar com a presença de um médico-veterinário na equipe. Como orientação, serão seguidos cinco princípios do bem-estar animal. São eles:

  1. Vida livre de sede, fome e má nutrição: visa garantir o fácil à água limpa e a uma dieta suficiente para manter a saúde e o vigor dos animais;
  2. Vida livre de desconforto e exposição: consiste em garantir que o animal habite em um ambiente apropriado, ou seja, que tenha abrigo limpo e uma área adequada para repouso e descanso;
  3. Vida livre de dor, ferimentos e doenças: inclui a prevenção, diagnóstico eficiente e rápido de enfermidades, e uma resposta imediata no tratamento;
  4. Vida livre de medo e angústia: assegura o o a tratamentos que eliminem o sofrimento mental dos animais;
  5. Direito à expressão comportamental normal: consiste em oferecer espaço adequado e possibilitar a companhia de outros animais da mesma espécie.

Os casos investigados serão, em grande parte, averiguados a partir  de denúncias feitas pela população. O laudo médico-veterinário indicará se o local está de acordo com esses princípios. Caso seja constatado que algum animal não tem o às cinco liberdades mencionadas, o tutor será orientado a fazer as adequações necessárias.

Após essa definição, a equipe do Mobea retornará ao local dentro do prazo estabelecido no termo de adequação, para verificar se as mudanças solicitadas foram realizadas. Caso não tenham sido atendidas, a delegacia especializada será comunicada oficialmente e o tutor poderá ser indiciado por crime de maus-tratos, conforme previsto na Lei n. 9.605/1998.

O técnico veterinário designado para a equipe de atendimento deve ser parte do quadro de servidores da Subea. Além disso, todas as prescrições, laudos e termos de adequação devem seguir as instruções normativas do CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) e do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). O serviço atenderá apenas residentes da zona urbana da Capital. 

Para solicitar a averiguação de maus-tratos, basta acionar o serviço pelo telefone 156. Nesse canal, serão gerados o requerimento e o protocolo de atendimento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.

Parâmetro Municipal em dados

Ao Primeira Página a Subea informou que, até setembro deste ano, foram registradas cerca de 692 denúncias de maus-tratos através do canal 156. Destas ocorrências, 309 não se enquadraram como situação de maus-tratos. Em 72 dos casos, foi emitido um termo de adequação, pois havia alguma violação dos direitos dos animais. Já 32 casos foram encaminhados para a delegacia especializada, uma vez que os tutores não demonstraram interesse em corrigir as irregularidades.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (1) 1j10k

  • Rosane Parzianello

    Acho a iniciativa maravilhosa!
    Alertar o tutor, dar a ele tempo pra se adequar
    Retornar à residência para se certificar de que as normas foram cumpridas , cado contrário tomar as providências adequadas a fim de evitar mais sofrimento a este animal.
    Nossos animais não têm voz. Cabe ao homem zelar pelo seu bem-estar. ????????

Leia também em Animais! 4224b

  1. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça y1w5p

  2. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 4c1t6h

  3. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada b2o2r

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...

  4. Onça-pintada: o 'gatinho fofo' do Pantanal que poderia destruir um crânio 19r1l

  5. Inédito: ciclo reprodutivo de águia rara é registrado em Mato Grosso 2b3m40

    Pesquisadores monitoraram ninho na Amazônia desde 2023, obtendo imagens cruciais para a...

  6. Guarda animal durante resgate (Foto: Daniel Sales)

    Bela e perigosa: cobra jararacuçu é cascuda e extremamente peçonhenta 6w6916

    A cobra jararacuçu é linda, tem uma pele cascuda, porém, é venenosa....